Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:10

Políticos de Jatobá do PI mudam de lado e declaram apoio a pré-candidatos a prefeitos

 Políticos de Jatobá do PI mudam de lado e declaram apoio a pré-candidatos a prefeitos

O fim de semana foi movimentado na política de Jatobá do Piauí, município da Região dos Carnaubais. Dois dos três grupos que pretendem disputar a eleição de novembro próximo apresentaram novas adesões no sábado (25) usando as redes sociais. No domingo, um ex-vereador faz crítica a candidatos e insinuou “compra-e-venda” na política local.

ADESÃO I

O prefeito Zé Carlos Bandeira (PT), que deve concorrer a reeleição, apresentou a adesão do ex-vereador e ex-vice-prefeito Neto Alvina. Este se mantinha neutro até agora, mas era muito ligado ao ex-prefeito Joãozinho Félix e à sua família e poderia aderir à campanha do pré-candidato César Félix (MDB). Cesar não tem parentesco com o ex-prefeito Joãozinho, mas vai receber o apoio do ex-gestor. A irmã de Joãozinho, a ex-secretária de Educação Maria José Félix deve ser a vice de César.

Neto Alvina (ao centro) com o prefeito Zé Carlos (direita)

Neto Alvina se elegeu a vereador pela oposição no primeiro pleito que elevou Jatobá à cidade, em 1996, mas logo aderiu ao prefeito eleito Joãozinho Félix. Reelegeu-se vereador em 2000 e vice-prefeito em 2004. Perdeu a reeleição como vice em 2008 e desde então não disputou mais eleição, mas sempre no grupo político do ex-prefeito João Félix. Na gestão do ex-prefeito Dalberto Rocha (2013-2016) ocupou os cargos de secretário de Obras e de Agricultura.

“Neto Alvina: grande liderança, ex-vice-prefeito, ex-secretário de obras, ex-vereador de Jatobá do Piauí, fazendo a escolha certa. Vamos à luta!” escreveu o prefeito.

ADESÕES II

O pré-candidato a prefeito Hilton Gomes (PSD), que polariza a disputa com o atual prefeito, anunciou a adesão do funcionário público Antonio Maria, que até a semana passada foi apresentado como pré-candidato a vereador no grupo do pré-candidato a prefeito César Félix.

Em se confirmando sua candidatura, seria a primeira vez que Antonio Maria entrara na disputa política do município.

Outra adesão apresentada por Hilton Gomes foi do “Edilson da Cana Brava”. Até a semana passada, seu filho Ediézio Félix também era apresentado como pré-candidato a vereador no grupo de Cesar Félix.

Edilson e Antonio Maria com Cesar Félix; Abaixo, Edilson e Antonio Maria com Hilton Gomes

“A cada dia em nossa caminhada recebemos adesões ao nosso projeto. Feliz em ter a confiança dos líderes políticos ao nosso time: De Assis Carvalho, Antonio Maria, Robert Carvalho e o pré-candidato Edilson dos Tanques, na certeza em está cada dia mais juntos buscando melhorias para nosso município. Sejam bem vindos!” escreveu Hilton Gomes.

ÁUDIO DE EX-VERADOR INSINUA “VENDAS”

Neste domingo (26) o ex-vereador Valderi de Castro (MDB) divulgou um áudio onde faz críticas ao atual prefeito, ao pré-candidato Hilton Gomes e a lideranças. Sem citar nomes, ele disse que “pré-candidato a vereador que se lança para depois se vender..., só tem interesse em pegar dinheiro... cuidado! E também cuidado nos veteranos” disse.

Ele criticou os atuais parlamentares e disse que nem sessão a câmara tem mais. Segundo ele, os atuais vereadores não fizeram nada pela população.

Valderi é pré-candidato a vereador e defende o nome de César Félix como candidato a prefeito

“A preocupação desses caras é só pegar dinheiro. Está todo mundo de carro novo” disse.

O ex-vereador ainda fez criticas aos outros dois pré-candidatos a prefeito.

“Elejam o Zé Carlos de novo. Depois vocês vão sentir o embalo. Elejam o Hilton pra vocês verem como ele vai embora e tchau. Precisamos acabar com a corrupção do nosso município, que está demais” concluiu.

PRÉ-CANDIDATO A VICE-PREFEITO TAMBÉM JÁ MUDOU DE LADO

O advogado Leonardo Tavares chegou a ser anunciado oficialmente como pré-candidato a vice-prefeito no grupo do MDB. Dias depois, Leonardo apareceu ao lado do atual prefeito em uma imagem que virou notícia em todo o Piauí. Em plena pandemia do coronavírus e decretos de isolamento e uso obrigatório de máscara, os dois, e outras pessoas, foram fotografados em uma mesa sem uso de nenhuma proteção. Era uma aliança política que surgia.

Alguns dias depois, o advogado, que mora em Campo Maior e tenta ingressar na política agora, foi anunciado no grupo do prefeito Zé Carlos como o vice. Leonardo já apareceu também em pelo menos uma solenidade da prefeitura e fez fotos ao lado de máquinários da prefeitura em supostos serviços em algumas comunidades do município.

Leonadro Tavares como vice de Cesá Félix; abaixo, Lenorado em solenidade da prefeitura, ao lado de Zé Carlos

O Em Foco falou com o pré-candidato a prefeito César Félix, para comentar as saídas de lideranças do seu grupo. Segundo ele, "Os dois pré-candidatos [Ediésio e Antonio Maria] desistiram da pré-candidatura, mas devem seguir apoiando nosso projeto. Já o senhor Edilson, pai de Ediézio, e De Assis Carvalho, irmão de Antônio Maria, devem seguir o grupo do pré-candidato Hilton. Essas são as informações verdadeiras".

Em entrevista ele confirmou que tem ainda 9 pré candidatos a vereadores, 6 homens e 3 mulheres. "Hoje nosso grupo estar filtrado, e vai representar o melhor pra Jatobá", frisou César.

Perguntado sobre Leonardo Tavares na qual havia anunciado como vice-prefeito e atualmente está com o outro pré candidato, ele citou: - "Sim, meu amigo. Respeito todas decisões. O povo será o juiz". 

Após a saída dos pré candidatos, César Félix afirma que as mudanças dos pré-candidatos pode haver interesses envolvidos. "Dos pré candidatos, sou o único que não tenho cargos de prefeitura, nem DAS de gabinetes, para oferecer, enquanto houver pessoas na política que pensarem em benefício próprios, haverá essas mudanças. Nosso projeto, é projeto de renovação da política, não farei promessas de cargos nem secretarias em troca de apoio político, lideranças são importantes, mas, mais importante é o povo que acredita na verdadeira política", pontua Félix.

O pré candidato ainda cita que sua proposta de campanha é pensando na população de Jatobá que está cansada e desacreditada da política.

"Fazeremos uma campanha diferente, uma campanha direto com o povo, não me preocupo muito com apoio de líderes políticos, a velha política ta desacreditada, vou apresentar uma nova proposta. O povo tá vendo esses acontecimentos, acredito que teremos o reconhecimento da maioria e seremos o próximo prefeito de Jatobá", finalizou César Félix

César hoje conta com o apoio da ex-secretaria de educação Mazé Félix, que será sua vice nas eleições. 

Os demais citados na matéria, também têm espaço para se manifestarem, caso achem necessário.