Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:23

Pirâmide em Castelo do Piauí vira atração turística

Atualmente a pirâmide é um monumento turístico e que recebe visitantes com o objetivo de conhecer, tirar foto, de realmente fazer turismo.

 Com informações: Conheça o Piauí

Não precisa você ir até o Egito para ver uma pirâmide. Claro que não chega a ser toda a grandiosidade de exemplares históricos como as de Quéops, Quéfren e Miquerinos do país africano. Mas no Piauí existe uma ao seu alcance e que remete à lembrança das egípcias. É a pirâmide no município de Castelo do Piauí, de fácil acesso e que se transformou em um ponto turístico.

Localizada na ECB Rochas Ornamentais, a pirâmide é uma grata surpresa para quem imaginava que jamais encontraria algo parecido em pleno interior nordestino. A pirâmide foi formada através da extração de minérios no local e que é realizada pela empresa ECB – Rochas Ornamentais, que se dedica à extração, beneficiamento e exportação de rochas ornamentais, principalmente quartzitos.

Os profissionais foram extraindo camadas de minério até toda essa atividade ter resultado em um formato no que, tecnicamente, eles chamam de prisma de marcação, mas para todos, é uma pirâmide. A ideia de deixar em formato de uma pirâmide foi para que ficasse registrado o que era geologicamente essa área. E no que foi moldada para trabalho, comercialização e estudo, hoje é um monumento turístico e que recebe visitantes com o objetivo de conhecer, tirar foto, de realmente fazer turismo.


Como é a pirâmide de Castelo

E realmente vale a visita! Toda a simetria do monumento, a cor, o espaço com um terreno aberto, seco, tendo ao meio esse algo diferente e que muitos só veem por meio de imagens na internet, na TV, em livros, fez dessa pirâmide uma atração, o que mostra o olhar diferenciado da população local para o turismo e a percepção do que se pode extrair de potencialidades para isso.

E tem muito minério ainda para ser explorado, o que, consequentemente, deixará a pirâmide com altura ainda mais elevada e se mostrará ainda mais majestosa. Foram feitos de 6 a 7 metros de extração, no que deixou a pirâmide no tamanho em que está. No entanto, o estudo da empresa nesse local tem como meta uma camada de 16 metros de minério. Então já é bom ir se preparando para se sentir em uma mistura Piauí com Egito.