Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:30

Nota de esclarecimento sobre pesquisa eleitoral para Prefeito de Altos

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Portal Campo Maior Em Foco publicou nesta quarta-feira (04) uma pesquisa de intenções de votos do Instituto Méritas para prefeito da cidade de Altos (PI) e, em virtude de um erro de análise, preferiu retirá-la do ar para que fosse corrigido.

CABE EXPLICAR

Antes da veiculação da pesquisa, a redação do site buscou cuidadosamente verificar a veracidade dos números que foram produzidos com base em um plano amostral georeferenciado e auditado por meio de áudios dos entrevistados.

ERRATA

No gráfico em que aparecem os dados da pesquisa espontânea houve um interpretação equivocada dos números, sendo este referente a porcentagem das pessoas que responderam não ter candidato a prefeito. Ou seja, 203 entrevistados, o que corresponde a 43,84% da amostra, citaram em quem votariam e 260 pessoas que correspondem a 56,16% responderam que ainda não tem candidato.

Os números do gráfico se referem aos 203 ou 43,84% dos entrevistados que citaram em quem votariam. Dessa forma, os dados são apenas dos votos válidos e, portanto, não incluem os 56,16%.

Para exemplificar, Maxwell da Mariinha teria, conforme a pesquisa, a preferência de 43,35% do total de 43,84% que responderam que já escolheram seu candidato a prefeito. Carlinhos Leal teria 22,66% dos 43,84% e assim sucessivamente.

Esse foi o gráfico usado inicialmente, o dado da última coluna não faz parte dos votos válidos.

ÉTICA, RESPONSABILIDADE E RESPEITO

O Portal Campo Maior em Foco reafirma aqui seu compromisso com a verdade dos fatos e com a ética jornalística que sempre praticou neste 10 anos de existência com muita responsabilidade e respeito aos seus leitores e parceiros.

ATT,

A redação!

 

CONFIRA ABAIXO A MATÉRIA COMPLETA COM A CORREÇÃO

 

MÉRITAS: Nova pesquisa aponta liderança de Maxwell da Mariinha com 43% em Altos (PI)

Desde outubro de 2018 que o Instituto Méritas vem realizando um monitoramento do cenário político de Altos (PI) para as eleições municipais que acontecem em 2020 para prefeito e vereador.

O Em Foco teve acesso a terceira rodada de pesquisas realizadas pelo instituto. Foram entrevistadas 463 pessoas da zona urbana e rural nos dias 20 e 21 de novembro. O plano amostral é todo georeferenciado e auditado a partir dos áudios coletados pelos entrevistadores. A margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.

Segundo o responsável pelo levantamento, Carlos Henrique, conforme a nova regra eleitoral “as pesquisas só precisam ser registradas a partir do dia 01 de janeiro do ano da eleição, mas o fato de não ter registro não interfere na veracidade dos dados que podem ser periciados por qualquer instituição que constatará a veracidade dos dados”, disse.

ESPONTÂNEA

Conforme os dados coletados, o presidente da Câmara de Altos, vereador Maxwell da Mariinha segue na liderança na corrida eleitoral para a Prefeitura de Altos assim como já vinha sendo constatado nos levantamentos anteriores. Na pesquisa espontânea, quando somado somente os votos válidos, Maxwell aparece com 43,35% dos votos, Carlinhos Leal 22,66%, Neto Delmiro 19,21%, Patrícia Leal 9,85%, Dr Fonseca 1,48%, Marcio 0,99%, Não soube responder 0,99%, Expedito 0,49%, Jesus Pinheiro 0,49%.

ESTIMULADA

 

Quando perguntado em qual destes candidatos o eleitor votaria, este foi o resultado: Maxwell 39,96%, Carlinhos Leal 17,49%, Neto Delmiro 14,47%, Não sabe / Não opinou 20,09 e Branco ou nulo 7,99%.

CONFRONTOS DIRETOS

Quando o confronto é entre o candidato oposicionista contra o candidato da base governista, o quadro fica da seguinte forma: Maxwell 43,84%, Carlinhos Leal 18,36%, Branco ou nulo 11,88% e Não sabe ou não opinou 25,92%.

No confronto entre Maxwell da Mariinha e Neto Delmiro, esses são os números: Maxwell 44,28%, Neto Delmiro 18,14%, Branco ou nulo 12,74 e Não sabe/Não opina 24,84%.