Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:12

Comissão mudou de forma verbal regras na eleição de Conselheiros em Jatobá do PI

 

Um dos cinco eleitos para Conselheiros Tutelares na cidade de Jatobá do Piauí não deveria nem ter disputado a eleição se o edital 01/2019, que normatizou as regras para a escolha dos Conselheiros, tivesse sido cumprido. No item 10.9 é claro: “[...] será eliminado o candidato que não obtiver MAIS de 50% (cinquenta por cento) de acertos na prova.”

Segundo denuncia feita ao Em Foco, e confirmada pelo presidente da Comissão Eleitoral Joseane Oliveira Pereira, um dos candidatos eleitos, que venha a ser cunhada do prefeito Zé Carlos Bandeira (PT), obteve exatos 50% da prova objetiva. Mesmo assim foi habilitada pela Comissão Eleitoral e classificada para a disputa da etapa seguinte, a eleição por voto direto, sendo eleita a segunda mais votada no pleito do último dia 6 de outubro.

Edital dizia que o candidato precisaria atingir mais de 50% da prova de conhecimentos específicos

Mais dois candidatos que não obtiveram êxito nas urnas, também atingiram 50% da prova objetivo e continuaram habilitados para a disputa por votos. Um deles, segundo Joseane, ficou na suplência e o outro desistiu da candidatura antes do dia da votação.

Candidatos com 50% foram classificados para a etapa seguintes. Um dos candidatos conseguiu se eleger

“A Comissão conversou com o Promotor [Dr. Cesário Cavalcante] e com a parte jurídica [da prefeitura] e eles repassaram que podia dar continuidade. Eram 20 questões e 10 acertos eram 50%. O próprio promotor orientou que essa parte ficaria a carco da comissão, que decidiu pelos 50%” disse Joseane, acrescentando que não foi baixado nenhum aditivo ao edital, divulgando a mudança feita pela Comissão. Na prática, a mudança nas regras eleitorais para Conselheiros foi feita de forma verbal, apenas.

O Em Foco falou por telefone como o promotor Dr. Cesário Cavalcante. Ele não confirmou, nem desmentiu que tenha tomado sido avisado da mudança e que tenha autorizado. Disse que qualquer reclamação deveria ser feita no Conselho da Criança e do Adolescente do município de Jatobá do Piauí e que precisava de provas. Disse aidna que não compactua com irregularidades. Perguntado se agora sabendo do que ocorreu, se o Ministério Público faria alguma ação, Cesário pediu que a reportagem fosse pessoalmente falar com ele. Durante toda a semana, o repórter do Em Foco foi ao prédio onde funciona o MP, mas em todas as oportunidades o promotor estava em serviço foram do local.

Veja como foi a votação em Jatobá do Piauí – Eleitos e suplentes

1 Raimundo Nonato- 419 votos

2 Arlete Sônia- 399 votos

3 Welligton Mascarenhas- 333 votos

4 Solima Sousa- 271 votos

5 Maria Rodrigues- 263 votos

6 Sildiane Rubim- 230 votos

7 Walmichelle da Silva - 207