Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:50

Família invade delegacia em obra há 10 anos em Assunção do Piauí

 Obra de R$ 124 mil se encontra abandonada e governo não vai retomá-la

Por Domingos José

Uma família de 10 pessoas, incluído crianças e adolescentes, ocupa um prédio com obra inacabada na cidade de Assunção do Piauí, a 281 km ao norte de Teresina. O município, de pouco mais de 7 mil habitantes,  pertence à Região dos Carnaubais. A obra, que seria a nova delegacia de polícia de Assunção do Piauí, se encontra abandonada desde 2013, mas teve início há 10 anos, em 2008 no segundo governo de Wellington Dias.

Deveriam ser investidos R$ 124.157,62 na nova delegacia, A obra ficou praticamente concluída, mas o tempo e o vandalismo acabaram por destruir parte do que foi feito. Consta no site do Tribunal de Contas do Piauí a licitação na modalidade convite, do tipo menor preço global, para a construção de Delegacia de Polícia Modelo Popular, mas não consta a empresa vencedora. O Em Foco tentou saber o montante que chegou a ser investido, mas no portal da transparência do governo, mas tem nenhuma referência ao processo 2023/2008, que é o obra.

 

Mura de licitação do TCE com a obra avaliada em 124 mil reais

OUTRAS OBRAS PARADAS NA CIDADE

Em 2015 o Em Foco já havia mostrado a situação da delegacia e de outras obras abandonadas pelo governo do Piauí naquela cidade. Além da delegacia, também foram abandonadas as obras de uma Unida Básica Avançada de Saúde (UBAS) um Matadouro municipal, um Ginásio Poliesportivo e a ampliação da Unidade Escolar Sebastião Alves dos Reis, onde deveria ser feito um refeitório e uma biblioteca.

Matadouro

UBA

Escola e Ginásio

A cidade é uma rota de fuga de criminosos que praticam delitos no Piauí e fogem para o estado do Ceara. Em 2013, a delegacia foi interditada depois de decisão judicial do juiz da comarca de São Miguel do Tapuio, devido às péssimas situações de trabalho no local. Na época, o juiz relatou em sua decisão que o prédio corria o risco de desabar. As ocorrências passaram a ser atendidas no prédio do Conselho Tutelar da cidade. Os presos passaram a ser levados a São Miguel, a mais de 50 km de distância.

Em 2015, após matéria do Em Foco, o caso da delegacia chegou à tribuna da Assembleia Legislativa, onde o deputado Aluísio Martins (PT) pediu a conclusão da obra.

O QUE DIZEM AS AUTORIDADES

PREFEITO MUNICIPAL

O Em Foco falou com Prefeito Antonio Luiz Neto, o “Netinho” (PSD). Ele disse que na  eleição de 2014 seu grupo político votou contra Wellington Dias e que opositores, que apoiaram Wellington Dias no município, fizeram pedido para que o governador não entregasse as obras ao município.

Segundo o prefeito, a UBAS ficou concluída, faltando apenas mobiliar, mas que hoje se encontra sucateada. “Foram levados portas, materiais sanitários, elétricos, tudo que podiam. A gente via as obras sendo sucateada sem poder fazer nada. Se tivesse passado ao município, teria um vigia” disse Netinho.

O Matadouro municipal também ficou com 95% da obra concluída, mas, assim como a UBAs, também foi sucateado por populares e retirado o que servia.

A delegacia também ficou com a obra quase pronta. É neste espaço que a família se encontra morando. Além de marido e esposa, vivem no local os filhos e dois netos do casal.

O prefeito disse que lamenta muito a situação. “Acho até um descaso do estado. A população está sofrendo por isso. A gente quando começa uma obra aqui, termina. Já o Estado e a União começam e não terminam” disse Netinho.

MESMO ASSIM, PREFEITO VOTA NO GOVERNADOR

Questionado sobre o que já fez enquanto gestor do município com relação às obras, Netinho disse que tem conversado com Wellington Dias, em quem vai votar, mas tem feito pedido sobre outras demandas para o município, como asfalto, por exemplo, e que não tratou das obras inacabadas.

Questionado também na escolha de votar em Wellington Dias, Netinho disse que o atual governador tem boa aceitação no município e que foi “levado” pelo povo a escolher votar no petista. “A gente não pode ir contra o povo. A população está me levando a votar nele, não sou eu que estou levando a população” disse.

Wilson Marins ao senado, Júlio Cesar federal e Georginano estadual são os outros políticos estaduais que terão apoio do prefeito e de seu grupo.

SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA

Em nota ao Em Foco, através da assessoria, o Secretário de Segurança Pública Cel. Rubens Pereira disse que a obra da Delegacia da cidade de Assunção do Piauí foi interrompida após parecer técnico da engenharia, alegado inviabilidade de continuação da obra. “Estamos aguardando que a prefeitura providencie um local para a construção de uma nova delegacia na cidade, que se encaixe dentro dos padrões do projeto de delegacias no Piauí, com acessibilidade e estrutura de segurança para custodiar presos”, esclareceu o secretário de Segurança Pública.

OUTROS ORGÃOS DO GOVERNO

O Em Foco tentou contado com as Secretarias de Estado da Educação, provavel responsavel pela reforma da escola e do Ginásio Poliesportivo, secrratia de Saúde, responsavel pela UBAS e tentou contato também com a Coordenadoria de Comuniação (CCOM), mas até a postagem desta matéria não havia obtido respostas.