Curta a nossa página
 
11/09 00h03 2015 Você está aqui: Home / Campo Maior Da Redação/Campo Maior Imprimir postagem

Campo Maior

Da Redação/Campo Maior

campomaioremfoco@hotmail.com

Você está aqui: Home / Da Redação/Campo Maior - com Campo Maior

Codevasf quer expandir projeto de piscicultura implantado em Campo Maior

O projeto inclui uma indústria de beneficiamento de pescado, produção de ração de peixe no próprio estado e a criação de peixes para comercialização, como tilápia, pirarucu, surubim e pintado.

Em parceria com o Governo Federal e tendo como referência o projeto de piscicultura implantado no Estado do Acre, o Governo do Piauí realiza estudos, com apoio do ex-ministro da Pesca, José Fritz, para implantar um projeto de piscicultura baseado no modelo de cooperativismo.

 

O projeto inclui uma indústria de beneficiamento de pescado, produção de ração de peixe no próprio estado e a criação de peixes para comercialização, como tilápia, pirarucu, surubim e pintado.

 

O modelo de cooperativismo da Casa Apis (mel) e da Cocajupi (caju) será adotado nesta nova proposta. "Queremos o modelo de central de cooperativas associada com uma sociedade anônima, tendo como parceiros Banco do Nordeste, BNDES e, em negociação, a Caixa Econômica Federal", declarou o governador.

 

O objetivo, segundo ele, é garantir aos pequenos produtores as condições de acessar o grande mercado. Levantamento feito em 2013 pelo Sebrae Piauí apontou que a produção de peixes alcançava 2,7 milhões de quilos ao ano, envolvendo mais de 1,5 mil pessoas, e movimentando mais de R$ 15 milhões por ano.

 

Codevasf


A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), por meio do programa de apoio à estruturação de Arranjos Produtivos Locais (APLs) já investiu mais de R$ 3 milhões na área da piscicultura no Piauí, com destaque para tanques-rede por meio das associações e cooperativas.

 

A Cooperativa Aquícola Regional de Picos (COAP), por exemplo, conta com 43 piscicultores cooperados dos municípios de Picos, Sussuapara, Bocaina e região. Juntos, eles produzem anualmente cerca de 320 toneladas de tilápia, contando com cerca de 510 tanques-rede.

 

Além de Bocaina, atualmente outros 18 projetos de piscicultura em tanques-rede são apoiados pela Codevasf no estado do Piauí e estão localizados nos municípios de Campo Maior, Joaquim Pires, Luzilândia, Parnaíba, Uruçuí, Piracuruca, Murici dos Portelas, Sigefredo Pacheco, Paulistana, Patos do Piauí, Itaueira, Jardim do Mulato, Guadalupe, São Francisco do Piauí e Conceição do Canindé.

 

Fonte: Ascom 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.