Curta a nossa página
 
25/10 10h23 2017 Você está aqui: Home / Redação/Castelo do PI Redação/Castelo do PI Imprimir postagem

Redação/Castelo do PI

Redação/Castelo do PI

campomaioremfoco@hotmail.com

Você está aqui: Home / Redação/Castelo do PI - com Redação/Castelo do PI

Pinturas rupestres de Castelo do Piauí são alvo de pichações

Existem pelo menos 50 sítios arqueológicos em Castelo do Piauí

Pinturas rupestres foram alvos de vandalismo no Sítio Arqueológico da Baixa do Cajueiro, localizado na Zona Rural do município de Castelo do Piauí, a 190 km de Teresina. As antigas representações artísticas foram cobertas com a expressão “Os cães”, grafadas com tinta preta. De acordo com a Associação de Condutores de Turistas e Visitantes de Castelo do Piauí (Condatur), a pichação foi feita há mais de vinte dias e não há fiscalização no local.

O sítio alvo da ação criminosa fica localizado à rodoviária estadual PI-322. “Da para ver de longe o nome grande, em tinta preta. Lá não tem proteção nenhuma contra esse tipo de ação. Esses sítios são catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), mas apenas os que recebem uma carga maior de turistas têm uma proteção montada em parceria com a Prefeitura Municipal”, explicou o vice-presidente da Condatur, Augusto Júnior.

Segundo Augusto Júnior, existem pelo menos 50 sítios arqueológicos em Castelo do Piauí e apenas três deles são atendidos pela parceria entre o IPHAN e a Prefeitura Municipal. “A Pedra do Castelo e outras formações rochosas nos Picos dos André têm passarelas que foram montadas há quase dez anos e nunca tiveram nenhum tipo de manutenção”, afirmou.

Fonte: G1/PI


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.