Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:49

Prefeitura de Jatobá do Piauí descumpre acordo e deixa professores desamparados

 

O município de Jatobá do Piauí, localizado no norte do estado, se vê arraigado em mais uma polêmica envolvendo os gestores municipais e a um problema que vem se tornando recorrente na gestão de José Carlos Bandeira, prefeito do município: o atraso salarial.

Desta vez, as vítimas do descompromisso são os professores municipais, que se veem a cada dia mais desvalorizados e sem espaço na gestão atual que, ao que parece, vem governando apenas para uma pequena (e favorecida) parcela da sociedade Jatobaense.

Ao que parece, os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação – FUNDEB, que receberam um acréscimo de R$ 58 mil só este mês, não foram suficientes para os pagamentos dos servidores efetivos da educação.

Segundo o secretário de educação do município, Joseano Pereira, a saída inicial para a resolução deste problema foi o parcelamento da dívida do mês de setembro, sendo acordado que hoje (20/10) a categoria receberia 80% do salário e os outros 20% seriam depositados no dia 30/10. Porém, nem este acordo foi cumprido, o que deixou a categoria revoltada.

O que incomoda os ouvintes desta história, é o fato do município de Jatobá que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, que não chega a possuir nem 5 mil habitantes, e ter recebido um montante de quase 1 milhão de reais em recursos no mês de setembro, possuir uma frequência tão grande em atrasos salariais.

Segundo a Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jatobá do Piauí, Eleneide Pereira, a situação não é confortável e a categoria já tinha entrado em um acordo com a prefeitura, que acabou por não cumprir a demanda. Ela ainda informa que a categoria está insatisfeita e que, caso ocorra novos atrasos, o sindicato não se omitirá em tomar as medidas cabíveis e necessárias para resguardar o direito dos servidores.

Amparado por ótimos advogados e assessores com respostas afiadíssimas, Zé Carlos investe seu tempo e dinheiro em marketing e pouca ação, o que, segundo a população, vem afetando diretamente o funcionamento do município em diversos âmbitos, tais como a própria distribuição de água... mas esse é assunto pra outro momento.