Curta a nossa página
 
24/08 10h08 2015 Você está aqui: Home / Cultura e Humor José Francisco Marques campomaioremfoco@hotmail.com

CAMPOMAIORENSE LANÇA LIVRO DIGITAL SOBRE BERNARDO DE CARVALHO, O FUNDADOR DE BITOROCARA.

O consagrado Poeta e Escritor Campomaiorense Elmar Carvalho, agora também lançou a sua obra “Bernardo de Carvalho, o Fundador de Bitorocara”, no formato digital de forma revista e ampliada.

O consagrado Poeta e Escritor Campomaiorense Elmar Carvalho, agora também lançou a sua obra “Bernardo de Carvalho, o Fundador de Bitorocara”, no formato digital de forma revista e ampliada.

Obra fundamental àqueles que preservam as memórias de nossa verdadeira história.

 

 E-Book “Bernardo de Carvalho, o Fundador de Bitorocara” disponível na Amazon

 

Encontra-se disponível no site http://www.amazon.com.br/ uma edição revista, melhorada e substancialmente aumentada do livro “Bernardo de Carvalho, o Fundador de Bitorocara”, da autoria de Elmar Carvalho. Foram incluídos novos textos no anexo, sobretudo versando a história e o patrimônio natural e arquitetônico de Campo Maior. Nela foi inserida a obra poética Cromos de Campo Maior.

 

            A obra historiográfica faz referência, ainda que de forma sucinta, a três importantes personagens históricos de nosso município, quase totalmente esquecidos pelos campomaiorenses. São eles: Simplício José da Silva, herói da luta contra Fidié, Raimundo Gomes Vieira Jutaí, liderança e estopim da Balaiada, e o senador José Eusébio de Carvalho Oliveira (Campo Maior, 10 de janeiro de 1869 — 25 de abril de 1925), que foi deputado federal e senador da República durante 25 anos.

 

            Apresenta várias sugestões com relação ao patrimônio natural e arquitetônico de nosso município, notadamente referentes aos antigos casarões, ao cemitério velho, Açude Grande e horto florestal do Surubim.

 

            Traz novas e mais aprofundadas informações sobre Bernardo de Carvalho e a sua quase mítica Bitorocara, em virtude da aquisição de novos livros, a que o autor só teve acesso após a sua primeira edição, inclusive com a inclusão de dois novos capítulos.

 

            Um deles trata da localização da Fazenda Bitorocara, em que o autor, com respaldo em grandes historiadores piauienses e em antigos documentos, e com argumentações e ilações calcadas em raciocínio lógico, prova de forma cabal onde ela ficava situada. Inclusive, citando afirmativa do grande geógrafo e historiador João Gabriel Baptista, demonstra que Odilon Nunes, após ouvir as argumentações e as razões de padre Cláudio Melo, as acatou.

 

            No outro capítulo acrescentado – Bernardo de Carvalho e a ocupação do Vale do Longá – o livro se refere a vários parentes que o mestre de campo trouxe para as terras que formariam o Piauí, e que se fixaram, sobretudo, no Vale do Longá. Nesse item, o livro genealógico Enlaces de Família, da autoria de Valdemir Miranda de Castro, foi fundamental e esclarecedor, e trouxe novos subsídios aos argumentos e à narrativa biográfica.

 

Bernardo, seu filho e seus vários sobrinhos foram pessoas de alta influência na época, e a exerceram principalmente no vale longaense. Essas pessoas fundaram fazendas que deram origem a povoações e cidades como Campo Maior, São Miguel do Tapuio, Barras, Batalha, Esperantina etc.


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados