Feminicidio mata oito mulheres por dia no Brasil
A sociedade brasileira amarga um elevado número de violência contra as mulheres, o país tem a quinta maior taxa de feminicidio do mundo, dados da Organização Mundial da Saúde.
Feminicidio é o crime de ódio que mata oito mulheres por dia no Brasil. Muitas vezes, são os próprios familiares (50,3%) ou parceiros/ex-parceiros (33,2%) os que cometem os assassinatos.
A Lei do Feminicidio foi criada em 2015, com base nos estudos da advogada criminalista uiza Eluf: “A conduta é matar alguém, porém, se este alguém for mulher e, se essa mulher morrer devido às condições do sexo feminino no Brasil, ou seja, devido à subalternidade ou ao entendimento por parte do assassino, de que aquela mulher tem menos direito que ele e que aquela mulher lhe deve obediência total e ele tem o direito de vida ou morte sobre ela. Então, ele mata por esse motivo, ele estará cometendo um feminicidio”.
O Piauí possui a maior taxa de feminicidios, segundo dados do 11º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Com bases nessas pesquisas, o Piauí foi o primeiro estado a criar um núcleo de feminicidio antes mesmo de ser aprovada a Lei, e com a aprovação da Lei, estabeleceram a Delegacia da Mulher.
(Foto: Jailson Soares/O Dia)
|
|
Tags:
Siga nossas redes sociais

Comentários
Artigos relacionados
Número de feminicídios cresce em 50% em Teresina e cai no interior do Piauí em 2018
Segundo o levantamento divulgado, nove mulheres foram vítima de feminicídio em Teresina no ano de 2018, número 50% maior do que o registrado em 2017.
leia maisAlarmante os dados de casos de feminicídios no Piauí
Os feminicídios ocorridos em Teresina, apenas no primeiro semestre deste ano, já ultrapassaram em mais de 30% os casos registrados em todo o ano de 2017, segundo a Secretaria de Segurança do Piauí. Es
leia maisCampanha pretende alertar mulheres sobre assédio no Carnaval
As mulheres de Campo Maior podem contar com Campanha preventiva contra assédio no carnaval
leia maisAudiência Pública discute Violência contra as Mulheres
Coordenadoria Municipal de Politicas para as Mulheres desenvolve atividades pela Campanha Mundial dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres
leia mais