Curta a nossa página
 
10/10 13h02 2016 Você está aqui: Home / Ser Mulher Edna Gomes ednagomes.as@hotmail.com

Outubro Rosa: Precisamos falar sobre o câncer

Em Campo Maior, você pode recorrer às clinicas credenciadas pelo SUS para fazer sua mamografia sem pagar nada, no Hospital Regional de Campo Maior e na Clínica Carminda Paz

A cada 10 minutos uma pessoa é diagnosticada com câncer de mama no Brasil. É o tumor maligno mais comum em mulheres e o que mais leva as brasileiras à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca).

 

Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama.

 

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, mas acima dessa idade sua incidência cresce rápida e progressivamente. É importante lembrar que nem todo tumor na mama é maligno e que ele pode ocorrer também em homens, mas em número muito menor. A maioria dos nódulos (ou caroços) detectados na mama é benigna, mas isso só pode ser confirmado por meio de exames médicos.

 

Quando diagnosticado e tratado ainda em fase inicial, isto é, quando o nódulo é menor que 1 centímetro, as chances de cura do câncer de mama chegam a até 95%. Tumores desse tamanho são pequenos demais para serem detectados por palpação, mas são visíveis na mamografia. Por isso é fundamental que toda mulher faça uma mamografia por ano a partir dos 40 anos.

 

O câncer de colo do útero é o terceiro mais comum em mulheres brasileiras. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), serão 16.340 novos casos em 2016, um aumento de 4,8% na incidência (15.590 registrados em 2015). Estima-se ainda que mais de 5 mil mulheres morrem por ano em decorrência da doença, o que totaliza uma morte a cada 90 minutos.

 

Em Campo Maior, você pode recorrer às clinicas credenciadas pelo SUS para fazer sua mamografia sem pagar nada, uma das mais procuradas por realizar a campanha outubro rosa é a Carminda Paz, localizada no centro, basta você mulher comparecer a partir das 08 da manhã com documento de identificação e ou cartão do SUS. No Hospital Regional de Campo Maior de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, também munidas de documentos para fazer sua mamografia.  


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
lista mais

Artigos relacionados