Curta a nossa página
 
13/07 11h10 2016 Você está aqui: Home / Blog da Ana Ana Maria Cunha campomaioremfoco@hotmail.com

O PAPO É CULTURA

Cada vez que falo sobre a importância da leitura para uma criança ou um jovem, sinto como se abrisse uma janela por onde poderão vislumbrar um novo horizonte que só a leitura, a cultura e o gosto pela arte podem lhes trazer

Fui convidada pelo prof. Wellington Soares para participar do “I SALIJO” (Salão do Livro de José de Freitas) que aconteceu nos dias 7,8 e 9 deste mês na vizinha cidade de José de Freitas. Claro que aceitei e fiquei imensamente grata pelo convite, pois acredito que estes eventos culturais são decisivos para a qualidade da educação e da cultura de um povo. É um evento grandioso que envolve muita gente, muitos jovens e crianças que vão aos poucos adquirindo o gosto pelo belo, o hábito pela leitura e passam a conviver com livros e escritores, desmitificando aquela velha idéia de que alguns podem e outros não.

 

Em um Salão de Livros as pessoas tem oportunidade de respirar livros, assistir  a palestras, bate papos e de, literalmente, se misturar com a literatura.  Para algumas pessoas esta é a única oportunidade que terão de folhear livros em quantidade, de ver qual o que mais lhe interessa ou de, de repente, até de se descobrir escritor também.

 

Eu mesma vi o brilho no olhar de algumas crianças, me deliciei ao ver a emoção despertada nelas diante dos livros e de seus atores. O interesse nas perguntas e a atenção nas respostas. Elas jamais esquecerão estes momentos, como eu também jamais esquecerei a emoção que senti ali.

 

Na oportunidade fui acolhida com muito carinho pela equipe organizadora e de modo especial pela professora mediadora, e pelos alunos que participaram do BATE PAPO LITERÁRIO. Foi um momento de muita descontração e aprendizado. Os alunos foram super disciplinados, atenciosos e comportados. Fizeram perguntas inteligentes, participaram com muito interesse e carinho. Mesmo aqueles que diziam não gostarem de ler, ficaram atentos às perguntas e respostas que aconteceram ali.

 

Cada vez que falo sobre a importância da leitura para uma criança ou um jovem, sinto como se abrisse uma janela por onde poderão vislumbrar um novo horizonte que só a leitura, a cultura e o gosto pela arte podem lhes trazer. Fico feliz quando vejo que as pessoas cada vez mais estão se deixando envolver por eventos como este. Acredito e tenho dito por onde passo, que o investimento em eventos como um salão de livro é muito mais importante do que contratar bandas de músicas pra tocar até o amanhecer nas praças e proporcionar tantos desaventos no final. Nada contra as bandas e as festas, mas tenho o direito de expressar o que sinto e penso.   

 

Quero aproveitar o ensejo para parabenizar a todos os envolvidos no SALIJO, do idealizador ao realizador. Parabenizar as escolas, os alunos, os professores, os mestres e escritores que ali estiveram. E também para agradecer o convite recebido e a oportunidade de fazer algo que eu amo fazer e que faço até de graça!


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.