Curta a nossa página
 
03/07 20h42 2016 Você está aqui: Home / Blog da Ana Ana Maria Cunha campomaioremfoco@hotmail.com

EM BUSCA DE PAZ

Todos nós temos nossa parcela de responsabilidade Não importa se somos professores ou não, todos somos educadores.

Semana passada  fui convidada para fazer uma palestra na Unidade Escolar José Olimpio da Paz, em minha cidade, Campo Maior, Piaui. A escola estava desenvolvendo um projeto com o tema PAZ NA ESCOLA e o convite era para desenvolver palestra sobre Valores Morais, Éticos e Religiosos. Fiquei encantada com o comportamento dos alunos, que ouviram atentamente o que eu falava e participaram prontamente, quando solicitados, demonstrando interesse e disciplina.

 

Para mim foi um momento de extrema alegria, primeiro porque entendo que todos nós temos uma responsabilidade social com a evolução pessoal e moral das nossas crianças e adolescentes e segundo porque tive oportunidade de ter um encontro com as professoras da escola, a maioria minhas ex-alunas.

 

A escola teve a feliz idéia de fazer este trabalho  suscitando a pesquisa e a reflexão dos alunos sobre o tema, num momento em que nossa sociedade passa por uma crise incontestável onde pouco se valoriza sentimentos como PERDÃO, SOLIDARIEDADE, HONESTIDADE, AMOR, RESPONSABILIDADE, FÉ, AMOR, COMPROMISSO, dentre outros valores éticos, morais e religiosos. 

 

Vivemos num momento de extrema falta de tolerância que leva à violência dentro e fora das escolas. As pessoas não sabem mais ouvir NÃO, não sabem respeitar os próprios limites, muito menos os limites dos outros.  Não respeitam pai, mãe, professores, nem os mais velhos.  Não tratam com gentileza os conhecidos, imagina os desconhecidos. Não tratam com carinho os colegas, os amigos, imagina os inimigos. Neste contexto as pessoas vivem em um estado permanente de insegurança e medo. Não sabemos o que nos pode acontecer na rua, no trabalho ou mesmo dentro de casa.

 

Por esse motivo parabenizo a todas as escolas que, ao longo do ano, trabalham estes e outros temas no sentido de promover a paz na escola e conseqüentemente nas famílias e na sociedade em geral.

 

Não podemos baixar a guarda e nos conformar com essa realidade que se desenha a nossa frente. Temos que buscar alternativas de desenvolver estes valores nos nossos jovens, não podemos nos furtar de nossa obrigação de educadores que somos. Não podemos esperar apenas que os outros façam alguma coisa. Não podemos esperar apenas do governo, da igreja ou da família a solução. Todos nós temos nossa parcela de responsabilidade  Não  importa se somos professores ou não, todos somos educadores. E  como tal temos que educar com palavras e principalmente com o exemplo.

Eu particularmente, sei que tenho a missão de levar a paz por onde eu for. Por isso fico contente cada vez eu tenho esta oportunidade de deixar a minha contribuição  e de ser útil na construção de uma sociedade melhor .   

Estão de parabéns a escola, os professores e especialmente os alunos que participaram do projeto.

 

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.