Curta a nossa página
 
01/06 10h17 2016 Você está aqui: Home / Blog da Ana Ana Maria Cunha campomaioremfoco@hotmail.com

NOSSO MÊS DE FESTEJO

Junho, o melhor mês do ano

E chegou o mês mais esperado pelos campomaiorenses.... O Mês de Junho!

Mas o que tem o mês de junho para ser tão especial para nós?

Junho tem São João, São Pedro e Santo Antonio. Junho tem fogueiras e brincadeiras...

Junho tem folias e alegrias...

Na verdade Junho é só alegria, vem trazendo festas, encontros e reencontros, religiosidades, fogueiras,comidas típicas, músicas, quadrilhas e muitos fogos pra nossa bela Campo Maior.

Junho para todos os campomaiorenses e amigos de Campo Maior significa muito. Especialmente o coração de quem viveu por aqui na sua infância e juventude, bate mais rápido quando sente as proximidades deste mês que é o sexto do ano, mas é o mais amado também

Em junho a Praça Bona Primo vira o centro do mundo por onde desfilam jovens, crianças e idosos... gente de toda cor e modelo... por ali desfilam a nobreza e a pobreza, os felizes e os infelizes também, que nas noites iluminadas de junho esquecem um pouco seus males e vibram na mesma sintonia como se fossem todos um só...

É verdade, nas 13 noites de novena (que por serem treze é uma trezena), as luzes da Matriz de Santo Antonio iluminam não só a praça, mas o semblante de todos os que por ali ficam esperando ver o leilão, ver os amigos, ver os sorrisos e os olhos brilhantes das crianças que, mesmo no século XXI, ainda pedem aos pais que lhes comprem  balões coloridos e algodão doce...  Criança é criança sempre... E eu posso dizer sem medo de errar, que o cheiro da carne de sol sendo assada, o sabor da paçoca, o doce do algodão doce colorido faz gente  grande  virar criança outra vez.

Eu mesma, me vejo nas noites de minha infância pobre,porém feliz,  muitas vezes eu ia pra praça pra olhar os movimentos e me deliciar apenas em ver tudo, sem poder comprar muita coisa, mas não dispensava o frito de tripa! Ah, eu ia também pra paquerar... para ver os garotos e, de longe, flertar, num flerte inocente e sem mácula que só fazia bem!. Saudades destes tempos!

No festejo o calor da Terra dos Carnaubais fica muito mais quente que nos dias comuns, a energia que sentimos ao chegar à Igreja e cantar o hino de “Santo Antonio Aparecido, nossa vida nossa luz. Dá-nos sempre Pai querido, paz e amor no Bom Jesus...”  é eletrizante, emocionante...isso cantado a todo pulmão pela multidão que lota a Igreja e as calçadas da Igreja, dá um arrepio na gente! Não tem como traduzir a emoção que se sente ao vibrar juntos na mesma sintonia e sentindo o mesmo calor de uma noite de festejo de Santo Antonio.

Inexplicável. Só sabe, talvez, dizer exatamente o que é isso, quem já sentiu a saudade de sua terra por muito tempo e pode voltar durante um festejo de santo Antonio, o maior festejo deste estado brasileiro.

Tudo é muito especial, ouvir a banda de música do Antonio Músico é maravilhoso, mas encontrar os amigos que não vemos há muito tempo! Ah, isso não tem preço...

Portanto, faça as malas, prepare seu coração e venha viver esta emoção inexplicável e inigualável que já está acontecendo e vai fazer as nossas noites muito mais vibrantes. E viva Santo Antônio Aparecido de Campo Maior, o Santo Casamenteiro!


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.