Curta a nossa página
 
21/02 15h54 2016 Você está aqui: Home / Blog da Ana Ana Maria Cunha campomaioremfoco@hotmail.com

NA ROTA DA CULTURA I

Campo Maior prepara-se para sediar um mega evento, um evento cultural de porte grandioso. Nós somos terra de heróis, fomos atuantes e verdadeiros e grandes lutadores pela independência de nosso país. De lá pra cá temos sido cenário de grandes feitos e somos celeiro de poetas, escritores, artistas e pessoas de bem que fazem a diferença em nosso estado. Temos grandes empresários, grandes políticos, grandes fazendeiros, produtores e empreendedores de vários segmentos. Para orgulho de nosso estado nossa educação é de primeira qualidade e tem contribuído para o sucesso de muitos filhos desta terra dos lindos campos e verdes carnaubais. Poucas cidades tem uma plêiade de escritores como a nossa, uma terra que tem duas academias que abrigam valorosos escritores e artistas espetaculares. Isso sem contar com os diversos talentos que não estão ainda inseridos em nenhuma delas. Eu mesma sou, e reconheço ser privilegiada por fazer parte de um quadro seleto da ACALE, Academia Campomaiorense de  Artes e Letras. Sou amante das letras e dos livros. Leio desde a minha infância e admito que meu único vício é a leitura. Como amante da leitura e dos livros vivo inserida neste mundo como leitora e como escritora. 


Devo portanto dizer que, mesmo sendo atuante neste meio literário e sempre sentindo muita vontade de ver acontecer um salão do livro neste nosso amado município, nunca dei o ponta pé inicial para que isso acontecesse. Leve-se em conta que além de nossa capital, Teresina, alguns outros municípios já realizaram  um evento deste porte. Tais como, Parnaíba (Salipa), Valença (Saliva), Picos (Salivag), Coivaras (Salico) e Elesbão Veloso (Salieve). Campo Maior mesmo tendo o currículo esplendoroso que tem e os intelectuais que reconhecidamente possui estava em desvantagem. Por isso quero hoje tirar o chapéu para o nosso Deputado Aluísio Martins, que aproveitando o momento político que vivemos, dispôs-se a abraçar esta causa. E o fez com coragem e determinação, pois assim as coisas realmente acontecem. Mas na verdade isso não me causa espanto, sendo o Deputado Aluísio a pessoa que é, que aliás conheço desde nosso tempo de ginásio, estudamos juntos no Colégio Estadual, e sabendo do amor que tem pela sua cidade, era de se esperar mesmo que articulasse  um Salão do Livro para Campo Maior... 


Recentemente fiz a palestra de abertura do SALICO, Salão do Livro de Coivaras e convidei meu também amigo de Colégio Estadual prof. Jorge Câmara Lemos e voltando de lá entusiasmados vinhamos sonhando em providenciar um para nossa terrinha, porém antes de sentarmos para planejar fomos surpreendidos por está notícia maravilha de que alguém se articulara antes. Isso nos deixou mais que contentes, e abraçamos a causa com unhas e dentes. Na verdade não importa que não tenhamos sido nós os mentores da ideia. O importante é que ela vai acontecer. Então é momento de unidos levantaremos a bandeira e dar o melhor de nós para que tudo saia perfeito. E sairá! 


Obrigada ao Deputado Aluísio que está trabalhando para a realização deste evento. Obrigada também pela escolha do nome de CUNHA NETO para tão grande homenagem. Sei que entre tantos vultos históricos vivos e falecidos, a escolha deste nome para  Salão do Livro é uma honraria muito grande. Ele que foi um caboclo do sertão, simples e humilde, receber tão nobre e honrosa homenagem é de fato motivo de muito orgulho e gratidão. 


Mas um evento desta grandeza não se faz com um homem só, mesmo que este homem seja você meu nobre Deputado. É preciso contar com parcerias, com o empenho de todos os que compreendem a importância de uma feira de livro para um município. 


Neste evento estaremos recebendo pessoas de fora e será um bom momento também para um turismo cultural, vamos nos engajar e fazer o possível para que todos tenham um espaço de mostrar seus talentos. É hora de demonstrar quem somos nós, altaneiros, hospitaleiros e majestosos. 


Amanhã contínuo a matéria abordando outra temática dentro do tema maior que é o SALICAM.


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.