Curta a nossa página
 
31/10 19h37 2015 Você está aqui: Home / Pensando a História Marcus Paixão mvpaixao@yahoo.com.br

31 de outubro, Dia da Reforma Protestante. Por Marcus Paixão

Lutero foi o líder do movimento mais tarde chamado de Reforma Protestante

Por: Pr. Marcus Paixão

No dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero, não suportando mais o afastamento da igreja católica romana da doutrina bíblica, em gesto que ficaria marcado na história da igreja e do mundo, pregou na grande porta da catedral de Wintenberg, na Alemanha, um imenso cartaz, onde anunciava suas 95 teses contra erros doutrinários e morais da igreja, em especial a venda de indulgências. Esse tipo de atitude, sancionado pelo Papa, já havia causado indignação em Lutero.

 

Quando esteve em Romã, no Vaticano, Lutero comprou indulgências pela alma do seu falecido avô. Ao receber a nota da indulgência, ouviu da boca do vendedor oficial do vaticano a seguinte ordem: "suba as está escadaria e a cada degrau que você subir, reze um pai nosso; quando você chegar no topo a alma de seu avô não estará mais no purgatório". Lutero segue ajoelhado, degrau por degrau! e vê ao longo da escadaria uma multidão! todos carregando a nota fiscal que garantia o perdão dos pecados. isso causou grande indignação em Lutero. Em sua mente ele ouvia o que escreveu os apóstolo Paulo: "O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ".

 

Lutero estava transformado.

Os anos seguintes foram de embates entre Lutero e o clero romano, incluindo aqui o Papa. Houve grande embate e Lutero jamais foi vencido e nenhum deles, pois suas afirmações estavam todas embasadas nas Escrituras. Lutero recebe uma bula papal, cujo teor lhe comunicava a excomunhão da igreja; Lutero rasga e queima a bula papal em público. Lutero conseguiu unir a Alemanha em torno do seu ensino, principalmente pelo fato de a igreja romana está completamente depravada na época, quando muitos papas, cardeais e bispos tinham amantes e filhos do conhecimento de todos. Também era notório o saque que a igreja impunha aos seus fiéis, especialmente através das indulgências e do culto as relíquias. O alvoroço era tanto que nove em cada dez alemães estavam gritando: "viva Lutero!", e o resto, embora não seguindo, junta-se ao coro para gritar: "morte a Roma!".

 

Contra tudo isso se levantou Lutero e começou o movimento que mais tarde veio a ser chamado de REFORMA PROTESTANTE.

 

A atitude de pregar na porta da igreja as 95 teses ficou no campo da história conhecido o dia da reforma protestante. No mundo todo comemora-se hoje, 31 de outubro, o dia da reforma. As igrejas evangélicas mais tradicionais são filhas da reforma: Batistas, Presbiterianos, Congregacionais, Luteranos. São todas do nascedouro da reforma e advogam todas os mesmos lemas apregoados na época da reforma, chamados de " OS CINCO SOLAS": Sola Fide (somente pela fé); Sola Escriptura (Somente pela Escritura); Sola Gratia (Somente pela Graça); Sola Cristus ( Somente por Cristo) e Soli Deo Glória (Somente a Deus a Glória). Todas as igrejas de fé reformada sustentam estes pontos até hoje. Essa é uma forma de identificar uma igreja de doutrina legitimamente reformada.

 

Além de Lutero, é necessário considerar nomes como o de Wyclif e John Hússar, todos eles pré-reformadores. Huss foi queimado vivo por ordem papal, por pregar contra as doutrinas católicas; Wyclif foi um grande pré reformador, que traduziu a Bíblia para o povo inglês, depois de morto, também por ordem papal, teve o corpo exumado e seus ossos foram queimados. Todos eles considerados hereges pela igreja católica romana. Depois veio Lutero, e em seguida uma multidão de homens de fé reformado se levantaram em toda a Europa: Zwilglio na Suíça, Calvino na França, Knox entre os ingleses, e muitos outros.

 

Em Campo Maior há remanescentes de igrejas que pregam o ideal reformado, em especial a PRIMEIRA IGREJA BATISTA REFORMADA, legítima representante na cidade de uma igreja filha da reforma protestante. Liderada pelo Pr. Jorge Vicente Azevedo, a igreja batista reformada de Campo Maior prega do seu púlpito a mesma mensagem poderosa que Lutero pregou na Alemanha, em seu conteúdo central.     


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.