Curta a nossa página
 
15/10 10h50 2015 Você está aqui: Home / Blog da Ana Ana Maria Cunha campomaioremfoco@hotmail.com

PROFESSOR, UM ETERNO APRENDIZ

"Professor é o único profissional que forma todos os outros". (Paulo Freire) com esta frase quero hoje homenagear a todos os professores, do mundo inteiro. Também sou professora e desempenhei meu magistério sempre com muito amor e sou uma eterna apaixonada pela educação. Continuo com a convicção de que a educação é a saída para qualquer país que deseja evoluir.

 

Escolhi fazer a homenagem do dia do professor na pessoa do Prof. Ribamar Carvalho, carinhosamente chamado de “Ribinha”, meu velho amigo, desde muito antes de ele se tornar a figura pública que é hoje. Aproveito para fazer uma retrospectiva de alguns aspectos da trajetória deste professor, que hoje ocupa o cargo de Secretário Municipal de Educação de Campo Maior. Gostei quando ele me disse: “Eu sou mesmo é professor, com muito orgulho, eu estou secretário só por algum tempo”. Ele começou suas atividades de luta, ainda como estudante universitário, quando fez parte da diretoria da extinta AUCAM – Associação dos Universitários  de Campo Maior participando da gestão de 1995 a 2000.

 

Mais tarde, já Licenciado em Geografia, Foi professor em diversos cursos de pré-vestibular, foi também professor  substituto da UFPI e da UESPI  e contribuiu para o sucesso de vários profissionais que hoje atuam no mercado de trabalho em diversos setores e desenvolvem com competência e responsabilidade suas atribuições. Sente-se realizado com isto. Uma coisa é certa. Todo bom profissional reconhece a importância de seus mestres para a sua formação. Eu mesma tenho recebido muito carinho de meus ex-alunos por onde passo. É sempre uma alegria imensa reencontrá-los.

 

Por ter sido, desde jovem, engajado nas lutas sociais pelos direitos coletivos, foi que o Prof. Ribinha sentiu-se motivado a se candidatar a vereador.  Da primeira vez, foi eleito com uma votação expressiva para o mandato de  2008 a 2012. Novamente se candidatou para um segundo mandato, 2012 a 2016, e desta feita, ele obteve o dobro de votos da primeira eleição, isso mostra que o povo aprovou seu trabalho.

 

É uma figura muito popular e, como secretário faz questão de atender a todo mundo. Ouvir a todos, mesmo que não possa deferir todas as reivindicações, mas pelo menos não deixa de lhes dar atenção. E faz questão de atender a aos chamados, estar presente nos eventos que é solicitado e procura manter-se próximo à classe que ele representa como gestor.  Lembrando que ele realmente deve ter este tipo de atitude, pois o líder deve estar em sintonia com os seus liderados.

 

Içami Tiba já dizia que “Ensinar é um gesto de generosidade, humanidade e humildade. Ensinar é um gesto de amor” e é verdade, ensinar requer tudo isso, mas ser professor requer muito mais do que ensinar, requer também aprender; como bem enfatizou nosso modelo de mestre, Paulo Freire quando diz que “Mestre não é aquele que sempre ensina, mas quem de repente aprende” e nosso secretário concorda com ele.

 

Ribinha também acha que todo educador precisa aprimorar seus conhecimentos, visto que o mundo evolui ininterruptamente e que o professor necessita estar constantemente buscando novos aprendizados. Ele próprio, como gestor, não pode ficar aquém desta evolução, por isso está acompanhando as mudanças que ocorrem nos maiores centros educacionais, e buscando propostas diferenciadas de gestão. Modelos novos que posam trazer benefícios para a nossa educação.

 

Eu particularmente acho que todo ser humano precisa buscar sua evolução tanto pessoal como profissional. enquanto há vida, deve haver aprendizado. Por isso convidei o secretario para fazer um curso chamado DL. É um Treinamento de Desenvolvimento e Liderança, realizado pelo INEXH – Instituto Nacional de Excelência Humana, já que hoje eu faço parte desta equipe maravilhosa.  E o professor Ribinha como gestor, líder e professor, ou seja, como um eterno aprendiz vai se permitir aprender mais, dar mais um passo nesta busca do saber,  e tenho certeza que vai voltar de lá bem melhor do que já é. Mais um motivo para parabenizá-lo neste dia. Por ser professor e por ser aprendiz. Desejo mais sucesso ao meu amigo Prof. Ribinha e a todos os colegas professores, um grande e fraterno abraço pela passagem de nosso dia. 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.