Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:56

A SABEDORIA DO ALTO

 

Quem não busca sabedoria? Quem não gostaria de viver em paz? Quem não gostaria de encontrar as respostas para todos os desafios da vida?

 

Não poderia deixar de falar de um dos livros mais lidos no mundo, que comecei a ler ainda criança e que continuo a ler todos os dias de minha vida: A Bíblia Sagrada, que na verdade não é um livro é uma coleção de livros. É completo, nele encontramos todos os tipos de leituras saudáveis, crônicas, provérbios, poemas, cartas, salmos, parábolas, história de reis e rainhas, profecias, lições de vida, metas de vida, orientações para o nosso dia a dia e a nossa felicidade.  Acredito que só mesmo um autor tão especial como Deus, poderia inspirar homens que viveram em lugares e épocas tão distintas, a escrever um livro tão eclético e tão completo como a Bíblia. Quem procura sabedoria encontra ali, quem procura amor encontra ali, quem procura amizade encontra ali, enfim, é um livro rico, pois aborda todos os temas. É só seguir. Independente de religião. Todo ser humano precisa ter um norte, um rumo. Na bíblia a gente encontra.

 

Nas palestras que faço para pais e mestres eu sempre lembro que o mundo precisa de Deus, que as crianças e os jovens precisam ter uma orientação espiritual. E sugiro que eles levem seus filhos para sua religião, não importa qual seja, todas buscam Deus e todas levam a Deus. Mesmo que os filhos não queiram ir, insistam, quanto mais cedo eles levarem, mais cedo eles se acostumarão a ouvir a Deus. Porque vai chegar uma hora que ele não tem para onde correr, a não ser para o colo de Deus e se ele souber o caminho, mesmo que um dia tenha se desviado deste caminho, ele sabe que pode voltar, sabe por onde voltar. 

 

Mas infelizmente, a maioria de nossos jovens não conhece a palavra de Deus, porque não encontra quem os ensine. Nós hoje não falamos de Deus em nossa casa. Nas escolas é proibido ensinar a palavra. Nas rodas sociais não se fala. Entre amigos se tem vergonha. Então onde é que nossa juventude vai ouvir falar da palavra de Deus? E como não ouvem falar, não amam, porque a gente só ama aquilo que conhece.

 

É necessário ler a Bíblia para eles, contar histórias bíblicas. Eu lembro que, na minha infância, minha mãe nos contava historias todos os dias, e eu adorava ouvir. Só depois que eu cresci um pouco foi que descobri que as histórias que ela contava estavam no Livro da Vida.   Os personagens eram: José do Egito, Ester, Labão, Raquel, Rute, Jacó, dentre outros. Toda criança gosta de historia, é uma ferramenta importante e facilitadora na educação das crinaças e jovens. É uma forma eficaz de ensinar. Minha mãe sabia disso e explorou muito bem fazendo muito efeito em nossa vida.

 

Dia 30 de setembro é comemorado o dia da Bíblia. É um dia especial para o cristão, que deve ler a palavra de Deus e procurar pôr em prática. Os ensinamentos ali encontrados servem para todas as situações de nossas vidas. Nós precisamos buscar viver conforme a vontade de Deus. Ele é a fonte da sabedoria. Como bem esclarece este texto da carta de São Tiago 4,.17-18: “Mas a sabedoria do alto é antes de tudo pura, depois pacifica, indulgente, conciliadora, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade nem fingimento. O fruto da justiça semeia-se na paz para os que promovem a paz.”

 

E é isso que desejo para cada um de nós, que tenhamos sabedoria e que possamos promover a paz. Em nossa casa, no nosso trabalho, em nossa vida.... Paz.

Ana Maria Cunha