Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:40

Bolsonaro diz que Congresso quer transformá-lo em uma rainha da Inglaterra

 Fonte: Folhapress / Foto: Reprodução

Envolto em uma turbulenta relao com o Congresso, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse neste sbado (22) que o Legislativo passa a ter cada vez mais "superpoderes" e que quer deix-lo como "rainha da Inglaterra", que reina, mas no governa.

"P, querem me deixar como rainha da Inglaterra? Este o caminho certo?", indagou Bolsonaro.

O presidente fez o questionamento ao dizer que tomou conhecimento de um projeto na Cmara que transferiria a parlamentares o poder de fazer indicaes para agncias reguladoras.

"Se isso a se transformar em lei, todas as agncias sero indicadas por parlamentares. Imagina qual o critrio que vo adotar. Acho que eu no preciso complementar", afirmou Bolsonaro.

O presidente disse que "o Legislativo, cada vez mais, passa a ter superpoderes" e disse que o pacto entre Executivo, Legislativo e Judicirio deveria ser algo vindo "do corao".

"Com todo respeito, nem precisava ter um pacto. Isso precisava ser do corao, do teu sentimento, da tua alma", disse o presidente, na sada do centro mdico do Palcio do Planalto, onde foi nesta manh para fazer exames antes de embarcar para o Japo, na tera-feira (25) para participar da reunio do G-20.

Aps a entrevista, o presidente iniciou um giro pela capital federal. Entrou em um supermercado, conversou com moradores, e depois seguiu para um clube militar.

Nesta sexta-feira (21), ao anunciar mudanas em sua equipe ministerial, Bolsonaro reconheceu que seu governo tinha problemas na articulao poltica.

Por meio de medida provisria publicada na quarta-feira (19), ele transferiu a articulao poltica de Onyx Lorenzoni (Casa Civil) para o general Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo).

O dilogo do governo com o Congresso alvo de constantes reclamaes de parlamentares nesses quase seis meses de gesto Bolsonaro e j imps uma srie de derrotas ao Planalto.

Exemplo mais recente a aprovao de um texto pelo Senado esta semana que tira a validade de dois decretos presidenciais sobre porte e posse de armas.

Reportagem da Folha de S.Paulo deste sbado (22) mostrou que, na vspera de completar seis meses no cargo, Bolsonaro d sinais de que busca uma nova maneira de governar e deixar para trs a difcil relao com o Congresso at aqui.

Na ltima semana, demitiu dois ministros, modificou as funes de 3 das 4 pastas que ficam no Palcio do Planalto e anunciou pessoalmente troca de comando em duas estatais: o BNDES e os Correios.

No primeiro semestre como presidente, Bolsonaro adotou um modo oscilante na maneira de governar. Agora, tem demonstrado maior descontrao nas aparies pblicas.

A mudana de humor, na avaliao de aliados, foi influenciada pelas manifestaes pr-governo no fim de maio.

Desde ento, o presidente tem parado com frequncia para cumprimentar e conversar com apoiadores ao entrar e sair da residncia oficial, o Palcio da Alvorada. Aproveita a ocasio para dar entrevistas aos reprteres que fazem planto no local.

Apesar de uma melhora de clima, assessores presidenciais no acreditam que ele v adotar de forma constante uma verso "paz e amor", mantendo o mtodo de "fritura pblica" de seus auxiliares antes de demiti-los.

Fotos relacionadas

Fábio Wellington

Mais de Política