Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:57

Letícia Lima conquista medalha inédita nos Jogos Olímpicos da Juventude

 Fonte: Cidade Verde / Foto: Reprodução Sportv

A piauiense Letícia Lima conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, Argentina. Nesta terça-feira (16), ela foi a terceira entre as que disputavam o pódio dos 200 metros rasos no atletismo. 

Foi a segunda medalha piauiense no evento, criado pelo Comitê Olímpico Internacional para jovens atletas. Na semana passada, Jaqueline Lima já havia conquistado o bronze no badminton. 

No atletismo dos Jogos Olímpicos da Juventude, as medalhas são definidas após os corredores disputarem duas baterias da mesma prova. O pódio é conhecido depois da soma dos dois tempos. 

Letícia Lima já havia concluído os 200 metros no sábado com o segundo melhor tempo entre as concorrentes (24.16).

Hoje, Letícia Lima largou bem na última série dos 200 metros, mas perdeu velocidade na reta final. Mesmo assim, segurou a terceira posição e fez sua melhor marca na temporada (23.71).  

Gudbjorg Jona Bjarnadottir, da Islândia, que já liderava a prova desde o sábado, ficou com o ouro (47.02). A prata foi para a italiana Dalia Kaddari (47.68). A soma dos tempos que deram o bronze para Letícia Lima foi 47.87. 

Sempre sorridente no pódio, Letícia chorou depois da premiação, enquanto era executado o hino islandês. 

Em crescimento
Aos 17 anos, Letícia Lima desponta como nome mais promissor da nova geração do atletismo piauiense. A velocista já representou o Brasil em dois campeonatos mundiais de categorias de base. Mas esta é sua primeira medalha em competições de abrangência mundial. 

Recentemente, a atleta se tornou a mais rápida do Norte e Nordeste do país em toda a história, ao quebrar recordes dos 100 e 200 metros rasos. 

A medalha olímpica de Letícia Lima é a segunda do atletismo piauiense. Nos Jogos Olímpicos de Verão de Sydney, em 2000, Cláudio Roberto Sousa foi prata com o revezamento 4x100 metros.

Por Fábio Wellington

Mais de Esportes