Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:58

Assassino da professora Adriana Tavares pode ser solto, diz TV; polícia nega

 Foto: Reprodução/Campo Maior Em Foco

Preso há 13 dias na cidade de Sorriso-MT, depois de ficar 4 anos foragido, o réu confesso do assassinato da professora Adriana Tavares, crime ocorrido na zona rural de Campo Maior, pode ser solto, segundo informação divulgada nesta quarta-feira no programa Cidade Alerta da TV Antena 10 de Teresina. Tudo isso, por que Francisco de Assis Vasconcelos, de 47 anos, preso se encontra preso no Mato Grosso não teria sido transferido para a jurisdição onde é acusado.

Segundo a TV, a reportagem “ouviu da boca de gente experimentada no direito” e estes afirmaram que se o juiz da Comarca de Sorriso for provocado com um pedido de habeas corpus, o assassino pode ganhar um habeas corpos.

A TV disse ainda que fez contato com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí para saber sobre a transferência do preso para o Piauí e esta afirmou que é responsabilidade da delegacia geral de polícia Civil; o delegado geral Riedel Batista disse não saber de nada sobre o caso e espera e que precisa de um documento da Promotoria de Campo Maior para dar início aos procedimentos.

AS PARTES

O Em Foco falou com o chefe de Cartório da Delegacia Regional de Campo Maior, Baker Martins. Baker disse que ele está cuidando do caso e questionou a informação de juristas divulgada na TV. Disse que existe um processo licitatório para o caso, pois envolvem gastos como passagens áreas, transportes por terra, combustível, alimentação e hotel dos policiais do Piauí que devem ir ao Mato Grosso e afirmou que tudo está sendo providenciado, mas que a polícia não vai informar a data dos translado do preso, por questão de segurança.

Questionado se não deve haver uma apresentação coletiva do preso, já que o crime teve grande repercussão no Piauí, Baker disse que no momento certo a imprensa será avisada.

A reportagem também falou com a assessoria da SSP. Esta ficou de enviar maiores esclarecimentos sobre o caso, mas disse que existe a informação de que não tem comunicado oficial sobre a prisão do foragido. 

O Em Foco falou também com o delegado Geral da Polícia Civil do Piauí Riedel Batista. Ele confirmou que realmente não recebeu nenhum documento da Promotoria de Campo Maior comunicando que existe um preso do Piauí no Mato Grosso e este precisa ser recambiado ao Estado, mas como já tem conhecimento, já foi feito contato com o delegado.

O Delegado disse também que até hoje a delegacia do Mato Grosso não encaminhou nenhum comunicado ao Piauí. Questionado se legalmente [para a polícia do Piauí] é como se o foragido não esteja preso, o delegado disse que manteve contato hoje [com o Mato Grosso] para pegar as informações sobre o preso e que até sexta-feira vai providenciar a transferência do mesmo.

“Entre os organismos polícias e Ministério Público não existe nenhuma comunicação sobre o caso. Até hoje, para a Delegacia geral, não chegou nenhum comunicado. Mas isso não impede da gente pedir informação. É só uma questão de operacionalização. O mais importante é que ele está preso. Ele não será solto, não existe perigo. Não existe isso em lugar nenhum do Brasil [do juiz conceder um hábeas corpus]. Um Estado aguarda o outro Estado ir buscar. A gente tem que fazer uma programação se vai ser por via terrestre, via área. Mas estamos providenciando” disse Riedel.

VEJA REPORTAGEM SOBRE O CASO

Da Redação

Mais de Cidades