
O secretário de Estado da Segurança, Capitão Fábio Abreu, que também é deputado federal, esteve neste sábado (01/08) participando de uma Audiência Pública na cidade de Jatobá do Piauí (134 km ao norte de Teresina). O secretário ouviu reclamações de todos os seguimentos sobre a onda de violência que assola a região. Segundo boa parte dos que usaram da palavra, o motivo da violência é a total falta de policiamento na cidade, como também na região.
Foi citado que apenas um policial vai na cidade e só fica durante o dia, sem incluir os finais de semana. A audiência, solicitada pelo suplente de vereador Valdeck Eduvirges e pelo prefeito do município, tinha o objetivo de pedir um Distrito Policial para a cidade, mas outras reivindicações foram feitas e o secretário se comprometeu com quase todas.
Fábio pediu paciência devido à burocracia, mas prometeu que tão logo seja terminado um curso de formação de policias, o município vai ter policiamento 24 horas. “A situação é difícil. Peguei a secretaria um lixo, abandonada, desestruturada... mas estamos trabalhando para organizar e em setembro deve terminar a formação de novos soldados” disse.
Sobre o distrito, o secretário disse que só precisa de um terreno e o prefeito Dalberto Rocha garantiu que a prefeitura já tem o local e fará a doação para o Estado. “Nossa delegacia funciona numa casa de família alugada e mantida pela prefeitura. Uma delegacia com estrutura vai melhorar até o trabalho dos polícias que aqui vierem a trabalhar” disse Dalberto ao Em Foco.
FALTAM POLICIAIS
Fábio Abreu criticou o levantamento feito pelo site G1 nacional que aponta o Piauí como o segundo estado da federação com maior déficit de policiais, perdendo apenas para o Maranhão. “Este levantamento foi feito sem nem ouvir agente. Não somos o melhor, mas também não estamos nesta condição” disse ele.
Na região de Campo Maior existem 150 polícias lotados no 15º Batalhão, responsável por 21 cidades e uma população de 284.843, segundo estimativa populacional de 2014 feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE). O levantamento foi feito pelo Em Foco.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar