
O deputado estadual Aluísio Martins (PT) afirmou que pedirá nesta segunda-feira (18/09) a revogação do projeto de lei que nomeia a Penitenciária de Campo Maior de Nelson Mandela. O nome do líder pacifista numa penitenciária gerou polêmica entre movimentos Afro-descentes e nas redes sociais.
O projeto de lei que dá nome a penitenciária foi apresentando por Aluísio Martins e aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa do Estado em junho desse ano. Mas a polêmica teve início na última quinta-feira (14/09) quando o nome começou a ser usado devido à inauguração emergencial da Casa de Detenção.
“O Projeto de Lei ainda não havia sido sancionado pelo governador Wellington Dias. Com o pedido de revogação, a Casa de Detenção terá outro nome, que já está sendo estudado pelo parlamentar”, disse uma nota divulgada pela assessoria do parlamentar.
Nesse domingo (17/09), através de vídeo publicado nas redes sociais, o secretário de justiça Daniel Oliveira pediu desculpas por usar o nome Nelson Mandela na penitenciária. Ele usa o termo equivocado para justificar o pedido de desculpas.
“Quero transmitir a vocês um pedido de desculpas. Pedido de desculpa por ter usado equivocadamente o nome do pacifista, líder Nelson Mandela no Presídio de Campo Maior. Esse erro foi meu e da minha equipe. Estamos através desse vídeo reconhecendo o erro”, declarou Daniel.
Quem foi
Nelson Mandela foi líder do movimento pela liberdade conhecido como antiapartheid, na África do Sul. Considerado terrorista, ficou 27 anos preso. Tornou-se presidente e conquistou mais de 250 premiação em reconhecimento de sua luta pela liberdade, dentre eles o Nobel da Paz, em 1993.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar