
O novo bispo da Diocese de Campo Maior foi ordenado em cerimônia religiosa realizada na tarde deste sábado (26/08) na Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Garanhuns-PE, onde Francisco de Assis atuava como padre. Fiéis, autoridades políticas locais e o clero da Igreja acompanharam a celebração sob chuva.
O bispo ordenante Dom Antônio Muniz, arcebispo arquidiocesano de Maceió-AL, presidiu a solenidade que envolveu juramento de Francisco de Assis diante do clero, recebimento de benção no momento conhecido com “imposição de mãos”, unção com óleo do crisma e o recebimento do anel do episcopado, da mitra (objeto usado sobre a cabeça) e do báculo (bastão).
Da Diocese de Campo Maior, 14 padres estiveram presentes no ritual católico. O administrador diocesano, padre Raimundo Duarte, saudou o novo bispo expressou as boas vindas. Ele lembrou o período que a diocese ficou sem bispo e disse que os fiéis aguardam com grande entusiasmo a data de posse, dia 30 de setembro.
“A Diocese de Campo Maior alegra-se de ver concretizado o sonho acalentado desde o início de sua vacância em 2 de março de 2016, ou seja a nomeação de seu novo bispo. Desde agora, seja bem vindo Dom Francisco. Campo Maior lhe aguarda com alegria”, disse.
Em seu discurso, Dom Francisco de Assis se mostrou simpático ao brincar com sua altura de 1,95m, apresentou modéstia ao dizer que não é o mais santo dos bispos e se emocionou ao falar dos pais presentes na cerimônia. Ele pediu que os fiéis rezem pelo bom desemprenho de seu ministério.
“O essencial se esconde aos olhos. Sou, talvez, o maior bispo em estatura do Brasil. Mas não o mais santo, nem o mais virtuoso, nem tampouco o mais experiente. Porém, um bispo gigante em estatura. Alguma virtude encontraram para que nessa tarde eu fosse ordenado bispo da diocese de Campo Maior”, disse.
O novo bispo se dirigiu a Dom Hélder Câmara, uma das maiores referências da Igreja Católica no Brasil, para pedir ajuda no cumprimento de sua missão religiosa. “Recordo-me que Dom Helder Câmara era franzino, porém um profeta entre nós. Minha primeira prece como bispo dirijo ao servo de Deus Hélder Câmara para que ele me ajude no cumprimento do mundo episcopal”.
Com a ordenação, Franscisco de Assis se torna o ternceiro bispo da Diocese de Campo Maior depois de Dom Abel Alonso Nunes e Dom Eduardo Zielsk.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar