Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:05

Projeto Mirim Cidadão de Campo Maior recebe novos uniformes

Ao todo, foram distribuídos 1.200 kits contendo boné, camisa, calça e tênis

 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública realizou, nesta terça-feira (6), entrega do fardamento para 34 núcleos do projeto Mirim Cidadão das cidades de Teresina, Campo Maior e José de Freitas. Ao todo, foram distribuídos 1.200 kits contendo boné, camisa, calça e tênis.

 

De acordo com o secretário da Segurança, Fábio Abreu, a meta é padronizar não só a parte logística do Mirim Cidadão, mas também o atendimento às crianças e jovens que fazem parte do projeto. “É muito importante a uniformização dos núcleos do Mirim Cidadão para que as crianças tenham um atendimento mais qualificado. Estamos procurando dar suporte logístico para essas crianças. Nós já iniciamos o processo de distribuição de lanche. Iniciamos, também, a distribuir o fardamento. Na verdade, é o primeiro fardamento. Eles vão receber um outro que é para a solenidade. Eles irão receber material esportivo. Até o fim desse ano, teremos todas as crianças uniformizadas, padronizadas. Em termos de atendimento, nós estamos buscando parcerias com as universidades para ceder seus estudantes para fazer estágio nas áreas de psicologia, serviço social, pedagogia, educação física para que, com essa ajuda, a gente consiga dar uma qualidade melhor ao nosso projeto”, afirma o gestor.

 

Coordenadora do Núcleo Mirim Cidadão “Betinho”, localizado no bairro Angelim, Lena Oliveira, diz que o projeto faz a diferença na vida das 70 crianças e adolescentes, com idade entre 06 e 17 anos, que participam dele. “Antes do Mirim Cidadão, muitos jovens, que fazem parte do projeto, hoje, tinham comportamento agressivo, não queriam estudar. Agora, são meninos mais carinhosos, dedicados, disciplinados”, disse Lena.

 

A coordenadora do Núcleo “Betinho” destaca que essa mudança tem feito a procura pelo projeto aumentar. “No Mirim Cidadão, as crianças praticam esportes, têm aula de música, balé, têm acompanhamento pedagógico, acompanhamento com a psicóloga, recebem lanche e fardamento. Tudo isso faz com que os pais percebam que é um projeto organizado, que ajuda a manter as crianças longe das coisas ruins. Nosso desejo é que no próximo ano a gente consiga aumentar o número de vagas e trazer mais crianças para o nosso núcleo”, afirma Lena Oliveira.

 

Segundo Fábio Abreu, a secretaria está trabalhando para atender ao pedido, não só da Lena, mas de muitos outros coordenadores de núcleo: o de ampliar o Mirim Cidadão. “Nosso objetivo maior é expandir o Mirim Cidadão, não só ele, mas também o Proerd. Nós estamos empenhados nessas ações e contamos com o total apoio do cel. Carlos Augusto, comandante-geral da Policia Militar, que também está interessado em nos ajudar. Para isso, a Secretaria da Segurança tem buscado parceria de outros órgãos como a Seduc, que nos ajuda com o lanche. Temos também o apoio da Sasc e vamos continuar buscando novos parceiros. Estamos avançando, e avançando bem, em um área que eu julgo ser uma das mais importantes que é a prevenção”, finalizou o secretário.

 

As crianças e jovens do Projeto Mirim Cidadão irão estrear o fardamento durante o tradicional Desfile Cívico e Militar de 7 de Setembro, na Avenida Marechal Castelo Branco, próximo à Assembleia Legislativa do Estado, a partir das 8h.

 

Fonte: Ascom 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades