O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) converteu o Procedimento Preparatório nº 16/2025 (SIMP nº 000746-174/2024) em Inquérito Civil Público nº 40/2025 para apurar o suposto uso indevido de bens públicos do município de São João da Fronteira, no norte do Piauí. Segundo o órgão, o maquinário municipal teria sido utilizado em benefício do então candidato a vereador Clayrton Medeiros Costa (PSD), com possível anuência do ex-prefeito Antônio Erivan Rodrigues Fernandes.
A decisão consta na Portaria nº 48/2025, publicada pela promotora Amina Macedo Teixeira de Abreu Santiago, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Piracuruca.
De acordo com a portaria, o Procedimento Preparatório havia sido instaurado para investigar denúncia de uso irregular de um trator agrícola e combustível custeado pelo erário municipal. Áudios e vídeos enviados ao órgão indicam que o maquinário teria sido empregado em propriedades privadas, supostamente sob orientação do então candidato.
O Ministério Público destacou, ainda, que o município não apresentou resposta formal às requisições enviadas durante a investigação, nem documentos que comprovassem o uso regular do veículo agrícola, o que motivou o aprofundamento das apurações.
Com a conversão do procedimento em Inquérito Civil Público, o MP busca reunir novos elementos para possível ação civil pública por improbidade administrativa ou eventual celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).





Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar