Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:24

Projeto desenvolvido em Campo Maior é premiado em feira de ciências

Os campomaiorenses disputaram a premiação ao lado de outros 129 projetos nacionais e internacionais

 

O projeto científico campomaiorense desenvolvido pelo aluno Kaio Luan com orientação da professora Silvana Orsano foi um dos trabalhos premiados nessa sexta (26) no encerramento da I Mostra Científica do Cariri, realizado durante a semana na cidade de Juazeiro do Norte-CE. A dupla representou o estado do Piauí no evento e faturou uma das maiores premiações. 


O trabalho “Classificação Operacional Predominante em Hanseníase no Município de Campo Maior-PI” conquistou credenciamento para a Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), que acontece no Rio Grande do Sul. Os campomaiorenses disputaram a premiação ao lado de outros 129 projetos nacionais e internacionais. 


Kaio Luan é aluno do CEPTI Cândido Borges Castelo Branco e desenvolveu o estudo com a professora e enfermeira Silvana Orsano. Juntos, eles aplicaram um questionário com profissionais das Unidades Básicas de Saúde de Campo Maior, analisaram qual a classificação operacional predominante em Hanseníase no município e adquiriram dados capazes de auxiliar no combate a doença. 


“As informações obtidas possibilitarão planejamento estratégico  envolvendo estudantes, profissionais e gestores em ações que facilitem o diagnóstico precoce, na certeza de que desta maneira pode-se evitar suas complicações e oferecer ao portador melhor qualidade de vida, sem sequelas e sem preconceitos”, justifica a orientadora Silvana. 

 

 

Os dados

Dentres os dados levanados, um deles aponta que 86% dos pordaores da Hanseníase em Campo Maior desenvolve a forma mais grave da doença. A pesquisa descobriu ainda que os homens são os que mais adquiriem a patologia. 79% dos casos tratados no município são do sexo masculino. 

 

A Hanseíase 

Hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução lenta, que se manifesta principalmente através de sinais e sintomas dermatoneurológicos, como lesões na pele e nos nervos periféricos, principalmente nos olhos, mãos e peles. O comprometimento dos nervos periféricos é a característica principal da doença, dando-lhe um grande potencial para provocar incapacidades físicas que podem, inclusive, evoluir para deformidades.

 

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades