A comunidade Macambira, situada na cidade de Batalha e considerada a maior comunidade rural do Piauí, se prepara para viver um dia histórico. Nesta terça-feira (4), o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), realizará a entrega de 1.540 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) a famílias que já tiveram sua regularização fundiária concluída.
A ação representa o reconhecimento oficial da posse da terra para mais de quatro mil pessoas que vivem na comunidade. O secretário do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, enfatiza que a entrega do CAR é mais um passo importante na caminhada de luta e resistência de agricultores e agricultoras que sempre viveram da terra e agora terão seus direitos formalmente reconhecidos.
“O que vai acontecer em Macambira é um marco na história do Piauí. Cada certificado entregue é o símbolo da cidadania ambiental e do respeito a quem vive e trabalha no campo. O Cadastro Ambiental Rural garante direitos e abre portas para o desenvolvimento sustentável”, afirma o secretário.
Feliphe Araújo acrescenta que, com o registro ambiental, essas famílias passam a ter acesso a novas oportunidades, como crédito rural, programas de sustentabilidade e segurança jurídica sobre o território onde produzem e criam seus filhos.
À frente da equipe técnica responsável pela entrega, Aline Araújo, gerente do Centro de Geotecnologias e Gestão Florestal (CGEO) da Semarh, ressalta a importância do trabalho de campo que antecede esse momento. “Foram meses de visitas, escuta e georreferenciamento para garantir que cada morador fosse devidamente incluído no processo. O CAR é um instrumento que conecta o produtor rural ao futuro, permitindo o uso sustentável da terra e o acesso a políticas públicas”, explica Aline.
Motivo de celebração na comunidade, o evento reunirá moradores, autoridades e técnicos que acompanharam todo o processo de regularização. “Regularizar a terra e o meio ambiente é dar voz e valor a quem sempre sustentou o Piauí com o trabalho da roça. É fazer justiça social com responsabilidade ambiental”, reforça Feliphe Araújo, destacando que a política ambiental do estado tem como foco unir regularização, inclusão e preservação.






Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar