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O Azure, unidade de serviços em nuvem da Microsoft, enfrenta instabilidade nesta quarta-feira (29). As falhas atingem ainda serviços como o Teams, o Outlook e o Copilot, incluídos no Microsoft 365, pacote que também reúne Word, Excel, PowerPoint.

A empresa disse esperar que a falha na Azure seja resolvida até 20h20 (horário de Brasília), mas não informou uma previsão para o Microsoft 365.

Outros produtos da Microsoft, como o Xbox e o Minecraft, também aparecem com instabilidade no Downdetector, que monitora falhas em serviços online. Não há informações sobre outros clientes do Azure que estão sendo afetados.

O problema ocorre nove dias após a nuvem da Amazon, a AWS, ter causado uma pane global que afetou diversos sites e aplicativos

A empresa disse que os problemas no Microsoft 365 incluem falhas no Teams, no Outlook e em programas como o Microsoft Defender e o Microsoft Power Apps, além de lentidão ou indisponibilidade total do Copilot.

"Os usuários podem não conseguir acessar o centro de administração do Microsoft 365 e podem observar atrasos ao acessar outros serviços do 365", disse a empresa em um primeiro momento.

Ainda segundo a Microsoft, clientes do Azure podem enfrentar lentidão e erros, mas que, após a última configuração estável ser recuperada, alguns deles "já podem ter notado sinais iniciais de recuperação" estável no serviço.

No Downdetector, o Azure registrou pico de 713 notificações, por volta das 13h50 (veja na imagem abaixo). No mesmo horário, o Microsoft 365 soma mais de 400 queixas.

"Identificamos uma alteração recente na configuração de uma parte da infraestrutura do Azure que acreditamos ser a causa do problema. Estamos implementando diversas estratégias de correção", informou inicialmente a Microsoft.

"Esperamos retomar o funcionamento normal até 20h20 [horário de Brasília] de 29 de outubro de 2025", disse a empresa em uma atualização por volta das 17h. "Uma nova atualização será publicada em até duas horas, ou antes, caso haja avanços significativos".

O que é nuvem?

Toda empresa que trabalha com processamento de dados precisa de computadores para armazenar informações, arquivos e softwares.

Esses computadores, que geralmente são grandes equipamentos com alta capacidade, podem ser mantidos pela própria empresa em sua sede ou em outro lugar.

Como isso custa caro e exige manutenção constante, as empresas optam por terceirizar essa estrutura e contratam companhias com maior capacidade de manter esses supercomputadores, como AWS, Azure, Google Cloud, Oracle e IBM.

Nuvem é o nome dado ao serviço que permite transferir, guardar e processar dados em outros lugares, usando a internet. Pessoas também usam serviços na nuvem ao salvarem fotos no Google Fotos e no iCloud, da Apple, ou ao rodar jogos online, sem baixar e instalar programas, por exemplo.

Por que empresas usam nuvem?

Um dos benefícios do serviço de nuvem é a simplificação da estrutura. É o chamado outsourcing (ou terceirização), em que o cliente não precisa se preocupar com a manutenção de uma série de equipamentos e pode se concentrar apenas na operação do ambiente virtual.

Outra vantagem é a possibilidade de ter infraestrutura logo no início do projeto, sem precisar de um grande investimento inicial. Na prática, em vez de comprar equipamentos, a empresa os aluga de terceiros.

Clientes de nuvem também podem contratar capacidade variável, isto é, aumentar ou diminuir o uso de recursos de acordo com a necessidade. Uma loja virtual, por exemplo, pode aumentar sua capacidade em datas de grande demanda, como a Black Friday.

As empresas podem ainda replicar dados em vários centros das empresas de computação em nuvem. Isso permite criar backups em diferentes locais e dar acesso mais veloz ao conteúdo para usuários de serviços de streaming e jogos online, por exemplo.

Fonte: G1

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