Amor Líquido — Por que os relacionamentos estão tão descartáveis? Esse foi o tema do episódio 16 do podcast Em Foco, que foi ao ar neste sábado (25/10). Entrevistada por Francys Lima, a psicóloga Deunice Lima esclareceu o assunto.
A psicóloga destacou temas como “amor líquido” e “relacionamentos descartáveis”. Para ela, esses relacionamentos não têm mais a dinâmica do conhecimento e do afeto. Deunice ressaltou que tudo começa com pequenas coisas sendo descartadas.
“Muitas vezes, esse relacionamento descartável pode estar relacionado ao não conhecimento também do companheiro (a)”, destacou.
Além disso, a psicóloga falou sobre o individualismo nas relações. Segundo ela, isso atrapalha muito o relacionamento, pois, se o parceiro (a) quer algo de um jeito e o companheiro (a) quer de outro, não existe a presença do “nós [casal]”.
“Matematicamente, é 1 + 1 = 2, né? E esse dois seria o ‘nós’. A partir do ‘nós’ se cria uma família. E como alguns relacionamentos às vezes já começam de forma disfuncional, a tendência é seguir na desfuncionalidade.”
Deunice também destacou que, atualmente, as redes sociais têm causado impacto nas relações amorosas. Ela afirmou que, geralmente, quando entramos nas redes sociais, tudo parece perfeito, mas, na vida real, nem sempre é assim.
“Muitas vezes a gente está destruída por dentro, mas aí a gente está num local muito bonito, né? E está também produzida e mostra ali naquela foto que há uma perfeição de relacionamento e de vida.”
“A gente nunca, nunca deve levar ou se prender às relações amorosas dentro do que a gente vê nas redes sociais”, finalizou.
Durante o podcast, Deunice ainda destacou temas como a convivência com o companheiro e os relacionamentos descartáveis em casamentos de certo tempo, explicando que isso ocorre quando não damos importância para algo.
Segundo ela, é necessário Discutir a Relação, a famosa “DR”, momento em que os casais podem conversar sobre o que está acontecendo no relacionamento.
Além disso, a psicóloga também falou sobre a redução de filhos nos relacionamentos, o aumento no número de divórcios no Brasil, a ausência paterna e seus impactos, entre outros assuntos relacionados ao amor e à convivência.
Assista ao episódio completo abaixo:






Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar