Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  23:24

Operação apreende cerca de R$ 2,5 milhões em produtos falsificados e contrabandeados em Teresina

 Foto: Divulgação

Operação Poty da Receita Federal, realizada nesta quinta-feira (23) em lojas localizadas no Centro e em bairros de Teresina, apreendeu 288 sacos de produtos falsificados ou contrabandeados e sem certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As mercadorias são celulares e aparelhos eletrônicos como caixas de som e fones de ouvido, perfumes, calçados, roupas, bolsas e mochilas, copos térmicos e brinquedos. Os itens têm valor estimado em R$ 2,5 milhões.

"Os produtos estavam em desacordo com   legislação vigente, seja pela ausência de certificação obrigatória da Anatel, pela falsificação das marcas ou por terem sido introduzidos no país sem o recolhimento dos tributos devidos", informou o órgão.

Ao todo, foram fiscalizados oito estabelecimentos. Entre os alvos, estão a loja de roupas e calçados Rei dos Tênis, localizado no bairro Buenos Aires, na Zona Norte de Teresina e a loja Toinho Variedades, na avenida José Francisco de Almeida Neto, conhecida como Avenida Principal do Dirceu, na Zona Sudeste da capital.

O estabelecimento Rei do Tênis foi alvo de outra operação da Receita em agosto de 2023. Na época, os agentes retiraram mais de 400 sacos com tênis e outros produtos falsificados.

"Os alvos foram previamente selecionados com base na análise de riscos da Receita Federal e em denúncias encaminhadas por escritórios de advocacia que representam marcas afetadas pela pirataria", acrescentou a Receita Federal.

Conforme o órgão, os alvos deverão apresentar documentação para que um processo seja iniciado e a mercadoria seja liberada ou recolhida definitivamente.

A ação contou com a participação de 25 servidores da Receita Federal, 45 policiais militares do Piauí, 10 fiscais da Anatel e cinco do Inmetro, além de advogados representantes das marcas envolvidas.

Fonte: G1

Mais de Polícia