
A cidade de Oeiras, no Piauí, registrou a maior temperatura e a menor umidade relativa do ar do país pelo segundo dia consecutivo na segunda-feira (13): 41,2 °C e 10%, respectivamente.
No domingo (12), a temperatura foi de 40,9 °C e a umidade, de 12%, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Em setembro, o município bateu o recorde de temperatura mais alta do estado em 2025 — a mesma taxa de 41,2 °C.
Além do calor excessivo, a umidade relativa do ar está muito abaixo dos 40% ideais definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O tempo quente e seco é característico do B-R-O Bró, período que compreende os meses de setembro e dezembro. Segundo o médico otorrinolaringologista Paulo Rogério, a atenção para a saúde deve ser redobrada nessa época do ano.
"Pode haver problemas na pele devido à exposição solar, ressecamento dos olhos, do nariz, da garganta e dos pulmões. Sintomas como sangramento e infecções, mais graves em crianças e idosos, exigem muita atenção", afirma o médico.
Outras cinco cidades piauienses estiveram nas listas do Inmet, compiladas até as 15h de segunda. Veja abaixo:
Temperaturas mais altas
Oeiras (PI): 41,2 °C;
Picos (PI): 39 °C;
Teresina (PI): 39 °C;
Valença do Piauí (PI): 37,8 °C;
Barra (BA): 37,6 °C;
Morada Nova (CE): 37,6 °C;
Apodi (RN): 37,5 °C;
Ibotirama (BA): 37,5 °C.
Menores umidades do ar
Oeiras (PI): 10%;
Seropédica (RJ): 12%;
São João do Piauí (PI): 14%;
Picos (PI): 16%;
Pão de Açúcar (AL): 16%;
Uruçuí (PI): 17%;
Valença do Piauí (PI): 17%
Morada Nova (CE): 18%.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar