
A Corregedoria-Geral da Justiça do Piauí divulgou um balanço que aponta melhoria na atuação das comarcas do Piauí. Em seis meses de acompanhamento intensivo previsto no Provimento nº 181/2025, sete das dez unidades que figuravam entre as piores do Estado deixaram a lista e alcançaram índices satisfatórios de produtividade.
Entre as comarcas que apresentaram evolução está a de São Miguel do Tapuio, no norte do Piauí, registrando crescimento no Índice de Produtividade Judiciária (IPJ), saindo de 22,80% para 51,81% e de 99,80% para 174,95% no Índice de Atendimento à Demanda (IAD).
O levantamento destaca que o avanço foi resultado de planos de ação individualizados, fiscalização da presença dos magistrados e revisões mensais de indicadores nos painéis DataCor e Painel de Correições. O objetivo foi reduzir processos paralisados, enfrentar passivos multimetas e melhorar o desempenho geral das unidades.
Durante o período de monitoramento, as comarcas foram avaliadas mensalmente, permitindo uma leitura constante da evolução e a adoção imediata de medidas corretivas.
De acordo com o Juiz Auxiliar da Corregedoria, Dr. Ulysses Gonçalves, o impacto das ações foi perceptível em pouco tempo.
“Constatamos que o modelo de planos de ação e acompanhamento técnico alcançou resultados concretos em curto prazo. Houve redução significativa dos processos paralisados, aumento do IAD médio acima de 30 pontos e cumprimento integral das metas nacionais em 90% das unidades acompanhadas”, destacou.
Erivan Lopes, corregedor geral de justiça, destacou que os resultados comprovam que a atuação da Corregedoria não é fiscalizatória, mas também pedagógica e de apoio à gestão judicial.
“O Provimento nº 181/2025 trouxe uma nova cultura de acompanhamento, em que o diálogo e o monitoramento contínuo se convertem em melhoria real dos serviços prestados à sociedade. Nosso foco é que todas as comarcas alcancem um nível de produtividade sustentável”, afirmou.
Além de São Miguel do Tapuio, as outras comarcas que saíram da lista das 10 piores do Piauí, são:
Buriti dos Lopes
Demerval Lobão
Luzilândia
Manoel Emídio
Oeiras (2ª Vara da Comarca)
Uruçuí (1ª Vara da Comarca, antigo Juízo Auxiliar).
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar