Entre no
nosso grupo!
WhatsApp
  RSS
  Whatsapp

  13:05

Moradores vivem momentos de pânico durante grande incêndio em Batalha (PI)

Moradores de Batalha registraram momentos de tensão na noite deste sábado (11/10), ao presenciarem um incêndio em vegetação no Morro do Borel e regiões entre os bairros Santa Cruz e Santa Fé. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o avanço das chamas e a densa fumaça que encobriu boa parte da região.

Segundo relatos preliminares, o fogo se iniciou durante uma suposta queimada de roça e, em seguida, se alastrou pela vegetação adjacente. A proximidade das chamas às residências aumentou o risco para as casas localizadas nas encostas e ruas próximas. Em razão dessa situação, o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter o incêndio e evitar que as chamas atingissem residências.

Múltiplos focos de incêndio já foram registrados, o que dificultou o combate efetivo. No Piauí, o combate a incêndios em vegetação é constante: o Corpo de Bombeiros do Piauí já registrou mais de 900 ocorrências de fogo em vegetação no estado.

Queimadas

Especialistas alertam que o uso de fogo para manejo de vegetações é altamente perigoso, especialmente em períodos secos e com ventos, quando o controle é mais difícil. Queimadas de roça que fogem do controle podem virar incêndios florestais, colocando em risco vidas humanas, fauna e infraestrutura. Além disso, as operações de contenção são mais custosas e demandam coordenação entre diferentes órgãos de segurança e meio ambiente.

A Polícia Ambiental, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Meio Ambiente devem investigar as causas do incêndio em Batalha, especialmente se houve negligência ou descumprimento de normas que regulam queimadas controladas.

Mais de Cidades