
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), através do Laboratório Central (Lacen) confirmou que uma nova variante do vírus da Covid-19 foi identificada no estado do Piauí, incluindo casos já registrados em Campo Maior.
De acordo com o órgão, trata-se de uma variante da Ômicron, que não apresenta indícios de quadros clínicos mais graves, mas tem maior capacidade de transmissão.
A Sesapi alerta que a população deve ficar atenta aos sintomas gripais, como coriza, tosse, febre, dor de garganta e prostração, procurando atendimento médico para receber orientações e cuidados necessários, a fim de evitar a propagação do vírus.
Recomendações do órgão estadual:
- utilização de máscaras em ambientes de saúde — como hospitais, clínicas e unidades básicas — além de locais com aglomeração;
- distanciamento social e de medidas de prevenção, principalmente para os grupos de maior risco, como idosos e crianças.
- evitar aglomerações, pelo risco de propagação do vírus.
Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesapi, Marylane Viana, essas medidas evitam que a circulação do vírus aconteça de forma mais rápida e precaução de danos maiores à população.
A vacinação contra a Covid-19 também segue como ferramenta essencial. A Sesapi orienta que pessoas de maior risco façam a imunização a cada seis meses. Para os demais que já receberam doses anteriores, a recomendação é tomar o reforço anual.
A secretaria pede a colaboração da população de Campo Maior e de todo o estado no cumprimento das medidas de precaução para reduzir a circulação do vírus e proteger a saúde coletiva.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar