Facebook
  RSS
  Whatsapp

  00:52

Projeto beneficia jovens de baixa renda através do esporte em São Miguel do Tapuio (PI)

 

Aconteceu no município de São Miguel do Tapuio (PI), o PEC - Projeto Esportivo na Comunidade, que consiste na iniciativa de transformação esportiva abrangendo comunidades de alto índice de vulnerabilidade social.

O PEC oferece aos jovens diversas atividades esportivas, a exemplo do futsal, voleibol, tênis de mesa, corrida, capoeira e oficinas esportivas, proporcionando uma experiência única e envolvente para a comunidade local.

De acordo com Pedro Rodrigues, superintendente da Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí - SECEPI, o PEC vem promovendo o bem-estar físico, emocional e social nas comunidades urbanas através da implementação de atividades esportivas diversificadas e inclusivas, sempre buscando incentivar a participação ativa da população em práticas esportivas, proporcionando uma experiência enriquecedora que promove a saúde física, o desenvolvimento pessoal, a integração social e o fortalecimento dos laços comunitários.  

"Também visamos criar um ambiente que favoreça a colaboração, o respeito mútuo e a construção de uma comunidade mais coesa e saudável. Em São Miguel do Tapuio, o projeto foi um sucesso graças a uma parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e a Secretaria Municipal de Saúde, que participaram diretamente da execução do projeto na cidade”, comentou Pedro Rodrigues.

Para André Nepomucemo, secretário municipal de esporte do município, o projeto serviu para movimentar o cenário esportivo local, abrindo portas para que os jovens pudessem mostrar suas habilidades e também sonhar com suas participações no cenário esportivo profissional. Ele também garantiu que o município irá dar continuidade ao apoio dado às iniciativas esportivas. 

“Ficamos felizes com essa parceria com o PEC, por isso estaremos sempre de portas abertas para este tipo de iniciativa que visa dar oportunidade para os nossos jovens esportistas”, disse o secretário André Nepomucemo, afirmado que a prefeitura já está planejando o seu calendário esportivo para o ano de 2025.

O jovem José André, que participou do torneio de vôlei de praia, disse que a ação teve uma grande importância para a valorização do esporte local, para a saúde, e o bem estar físico e mental. 

“São de ideias assim que nós jovens estavamos precisando, por isso o PEC foi bem recebido por nós esportistas amadores. Vamos agora esperar a chegada do próximo ano para que mais projetos como este voltem a acontecer em São Miguel do Tapuio”, comentou José André.

O PEC - Projeto Esportivo na Comunidade, é uma iniciativa que contou com recursos oriundos do Sistema de Incentivo Estadual ao Esporte do Piauí - SIESPI, através da Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí - SECEPI, e incentivos da Equatorial Piauí.

Fonte: Conecta Piauí

Mais de São Miguel do Tapuio