Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:46

Estudante da rede pública de São Miguel do Tapuio (PI) vence Concurso Jovem Senador 2024

 Foto: estudante Pedro Lucas Martins

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, anunciou, nesta sexta-feira (14), o estudante Seduc Pedro Lucas Martins Saboia Silva como o vencedor do Concurso Jovem Senador 2024. O objetivo do concurso é fomentar a reflexão dos estudantes sobre política, democracia e exercício da cidadania, além de proporcionar conhecimentos sobre a estrutura e funcionamento do Poder Legislativo.

Pedro Lucas, aluno do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Dona Rosaura Muniz Barreto, de São Miguel do Tapuio, escreveu uma redação que foi selecionada no âmbito estadual entre as 102 escolas públicas de Ensino Médio participantes da iniciativa. 

O concurso teve como tema "Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia", e Pedro Lucas se destacou com uma redação que abordou de forma profunda e reflexiva a importância do Senado Federal na construção da democracia brasileira.

O resultado anunciado pelo secretário Washington Bandeira foi uma surpresa para Pedro Lucas, para a professora orientadora no projeto, Maria Deurene Batista, e para os colegas de turma que vieram à Teresina visitar o Salão do Livro do Piauí (Salipi) e celebraram a conquista. Emocionado com o resultado da premiação, ele destaca a surpresa com o anúncio. 

"Hoje eu pensei que iria apenas comprar livros no Salipi e agora estou muito feliz com a notícia de vencer a premiação do Jovem Senador. Ao terminar a redação, fiquei confiante com o meu texto, que propunha mudanças de regimento interno para o Senado”, comemorou o estudante.

Na fase local, as escolas realizaram concursos de redação e os melhores textos foram selecionados. Em seguida, uma comissão julgadora avaliou todas as redações inscritas na fase estadual, selecionando as três melhores para serem enviadas ao Senado Federal na fase nacional.

A comissão julgadora do Senado Federal, responsável pela fase nacional, selecionou as redações de primeiro, segundo e terceiro lugares entre as enviadas pelos estados e pelo Distrito Federal. Pedro Lucas conquistou o primeiro lugar em sua categoria, sendo nomeado Jovem Senador da edição 2024.

Como parte do prêmio, Pedro Lucas terá a oportunidade de participar da Semana de Vivência Legislativa em Brasília - DF, do dia 5 ao dia 9 de agosto, onde poderá conhecer de perto a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo, participar de atividades que promovem a reflexão sobre política, democracia e cidadania, interagir com senadores e outras autoridades legislativas, e vivenciar a rotina e os procedimentos do Senado Federal.

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa significativa para o desenvolvimento da consciência política e cidadã entre os jovens. Ao participar do concurso de redação, os estudantes têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a história e o papel do Senado Federal, bem como refletir sobre os desafios futuros da democracia no Brasil. 

O secretário Washington Bandeira anunciou a modernização da escola de Tempo Integral Dona Rosaura Muniz Barreto, que passará por intervenções para melhor atender a aprendizagem dos alunos durante as aulas.

Mais de São Miguel do Tapuio