Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:08

Detran-PI iniciará ´virada tecnológica´ para melhor atendimento ao cidadão; CONFIRA

 

Será iniciado no dia 29 de maio pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) mais uma fase do processo de implantação de uma nova plataforma tecnológica que permitirá a remodelagem dos sistemas atuais e melhor atendimento ao cidadão. Para que no dia 3 de junho, um novo sistema, completo e inovador no estado, integre sozinho, inicialmente, todas as funções de serviços de CNH do órgão.

Para facilitar a migração de dados e informações, o agendamento de exames teóricos e práticos está limitado para até o dia 18. O Detran objetiva retornar com os serviços referentes ao processo de obtenção de CNH no dia 03 de junho, já com o novo sistema.

A diretora-geral do Detran, Luana Barradas, destaca que ainda neste ano haverá a total substituição dos sistemas atuais por uma plataforma integrada dos serviços do órgão, numa proposta de permitir um atendimento ágil, moderno, seguro e eficaz ao cidadão piauiense.

“O objetivo é modernizar todo o sistema de registro e comunicação do órgão, tanto interno como externo, envolvendo o treinamento de funcionários, colabores e parceiros credenciados, por determinação do governador Rafael Fonteles. A primeira fase da virada tecnológica vai revolucionar os serviços de habilitação. Para isto, os processos precisam estar conclusos, já que serão transferidos para o novo banco de dados”, afirma a Diretora Geral.

A implementação do novo sistema representa um marco no avanço tecnológico do Detran-PI e na busca por uma gestão cada vez mais moderna e voltada para a satisfação dos cidadãos. Para tanto, carece da colaboração dos usuários no decorrer da migração para a nova plataforma.

“É importante que o cidadão piauiense se torne parceiro do Detran neste momento, pois o processo digital de mudança vai gerar transtornos, que é natural. No entanto, temos que olhar para a frente e atuar juntos para alcançarmos um  grau de excelência exigido por todos que têm acesso aos serviços do órgão”, destaca Luana Barradas.

Confira o cronograma do planejamento

  • Dia 18 de maio – Limite para realização de provas práticas e teóricas já agendadas.
  • Dia 29 de maio – Suspensão do sistema de habilitação ao final do dia, para mudança de plataforma.
  • Dia 31 de maio – Atendimento normal com serviços de veículos.
  • Dia 3 de junho – Retorna o atendimento completo com todos os serviços e agendamentos de CNH, já com o novo sistema do Detran-PI.

A mudança digital teve início em 2023 com a troca de cabeamento de rede e treinamento de servidores e colaboradores de empresas credenciadas. A substituição do sistema mostra que o processo de transformação envolve, dentre outras frentes, a modernização do serviço público, com vistas a ampliar o acesso e as possibilidades de atendimento ao cidadão, bem como proporcionar uma boa experiência de interação entre o governo e a população.

Mais de Piauí