Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:48

VÍDEO: pescadores são flagrados pescando com forte correnteza em cachoeira do Piauí

 

Um vídeo que mostra três homens pescando na Cachoeira do Urubu, localizada entre os municípios piauienses de Batalha e Esperantina, viralizou nas redes sociais pela força assustadora das águas. Nas imagens, é possível ver os pescadores com varas em uma rocha onde a correnteza passa com força.

O autor da gravação comenta que os homens descem através de uma corda presa na ponte da cachoeira e caminham até um ponto bem próximo a uma das quedas de água.

O local favorece a pesca durante o período de piracema, quando determinadas espécies de peixes nadam contra a correnteza para garantir uma área adequada de desova e alimentação. Em cardumes, os peixes conseguem subir cachoeiras em direção às nascentes dos rios e durante o percurso o animal é preparado para a reprodução.

VEJA O VÍDEO 

Distante 180 km de Teresina, a Cachoeira do Urubu é um parque ecológico e uma área de preservação ambiental. 

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) confirmou que o parque é uma unidade de conservação e que um plano de manejo ainda estaria sendo construído.

Em uma reportagem ao g1, um dos pescadores que aparece nas imagens, que preferiu não se identificar, relatou que pesca na área há muito tempo, mas apontou a importância de estabelecer limites.

"Sou pescador desde criança, e por isso tenho mais prática, mas mesmo assim temos que ter limites. Nesse local aí do vídeo, nós analisamos se a altura da água tá abaixo das pedras ou em cima delas, se as rochas estão lisas e essas coisas. Qualquer lugar que tenha água é perigoso, tenho noção disso, mas é algo que já faço há muito tempo", contou.

O pescador destacou que a Cachoeira do Urubu já fez algumas vítimas, e por isso não recomenda a prática, principalmente para pessoas que não tem costume em lidar com mar violento. O homem relembrou que turistas já perderam a vida ao tomarem banho no reservatório.

Com informações do CidadeVerde e G1

Mais de Cidades