Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:05

Avião da PF cai logo após decolar e deixa dois agentes federais mortos

 Foto: Corpo de Bombeiros

Um monomotor caiu no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, na tarde desta quarta-feira (6), aonde uas pessoas morreram e uma ficou ferida. A aeronave pertence à Polícia Federal.

As vítimas fatais - Guilherme de Almeida Irber e José Moraes Neto

As vítimas são os policiais federais José Moraes Neto e Guilherme de Almeida Irber, de Brasília. O mecânico de uma empresa terceirizada foi socorrido consciente e com trauma abdominal e encaminhado para o Hospital João XXIII.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião chegou a decolar e perdeu altitude instantes depois, caindo na lateral da pista, às 14h14. O veículo pegou fogo após a queda.

"A gente percebeu através das imagens a decolagem dessa aeronave e, depois, uma tentativa de retorno, mas ainda não chegou nenhuma informação que trouxesse esclarecimento sobre a causa", informou o tenente Henrique Barcellos, do Corpo de Bombeiros.

Em nota, a Polícia Federal afirmou que "iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente" e que "enviará nas próximas horas peritos especialistas em segurança de voo e acidentes aéreos para auxiliar nas apurações".

Aeronave e investigações 

A aeronave é um Cessna 208B, fabricado em 2001, com 11 lugares e capacidade para nove passageiros. A matrícula é PR-AAB.

Investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa III), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para o local do acidente.

A ação inicial, primeira etapa da investigação, consiste na coleta e confirmação de dados, na verificação dos danos causados e no levantamento de outras informações necessárias.

Em nota, a CCR Aeroportos, que administra o terminal da Pampulha, afirmou que os bombeiros "estão empenhados no cumprimento dos protocolos de segurança e atendimento" após a ocorrência.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente não prejudicou a área de pousos e decolagens, e o aeroporto já voltou a funcionar normalmente.

Nota de pesar da PF

 A Polícia Federal lamenta profundamente o falecimento dos agentes de Policia Federal no acidente com a aeronave Cessna Caravan 206B da PF, no Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte/MG.

Os agentes estavam lotados na Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) e desempenhavam a função de comandantes de aeronave. A Polícia Federal expressa seus sentimentos e solidariedade aos familiares e amigos enlutados e salienta que já iniciou investigação para apurar as circunstâncias do acidente.

O Diretor-Geral, Andrei Augusto Passos Rodrigues, decretou luto oficial de 3 dias.

 

Fonte: G1

Mais de Polícia