Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:33

Cinco foragidos da Penitenciário de Bom Jesus (PI) são recapturados no mesmo local; cinco permanecem foragidos

 Foto: Divulgação/Sejus

Mais cinco dos dezessete presos que fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, 608 km ao Sul de Teresina, foram recapturados nesta quinta-feira (29). Ao todo, 12 foram recapturados e outros cinco continuam foragidos.

Os presos nesta quinta foram Célio Moreira da Silva, Mikael Marques Silva, Sabino Rodrigues de Sousa, Walter Pereira Santana Júnior e William Gama de Sousa. Segundo a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI), eles foram encontrados em uma mesma residência, em Bom Jesus, alvo de mandado de busca e apreensão cumprido em conjunto por Polícia Penal, Polícia Militar e Polícia Civil

O último fugitivo recapturado havia sido Augusto Ivan Ferreira Abade, preso na casa da avó, durante a madrugada da quarta-feira (28), pelas equipes da Força Tática e policiamento ostensivo do 19º Batalhão de Polícia Militar (BPM), também em Bom Jesus.

Ainda conforme a Sejus, os foragidos restantes são Ruan Pinheiro da Guia (condenado a 20 anos de prisão por homicídio e suspeito de receptação e violência contra a mulher), João Marcos Pereira, Jacson de Sousa Laranjeira, Givanilton Alves Rodrigues e Edgar Pereira dos Reis.

Fuga em Bom Jesus 

A Sejus comunicou que as causas da fuga estão sendo investigadas por meio de procedimento administrativo interno e que as forças de segurança do estado estão em diligências para a recaptura dos homens.

A penitenciária é uma unidade penal de média segurança e mantém detentos do regime fechado. Segundo o Sindicado dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), o número de presos atualmente é superior do dobro da sua capacidade, com 188 internos para 76 vagas.

O presidente do Sinpoljuspi, Vilobaldo Carvalho, afirmou que os presos provavelmente saíram pela parte superior do prédio. “Pela informação que chegou, imagino que tenha ocorrido pela parte superior dos pavilhões, quebraram cadeado”, disse Vilobaldo.

Caso a população tenha informações sobre o paradeiro deles, o telefone 86 99488-8133, da Administração Penitenciária, ou o 190 da PM estão disponíveis para denúncias.

Presos de "alta periculosidade"

Segundo o delegado Jucier Alysson, da delegacia de Bom Jesus, a maioria dos foragidos é membro de facções criminosas, e alguns deles são "de alta periculosidade".

Entre eles está Ruan Pinheiro da Guia, condenado a 20 anos, sete meses e 15 dias de prisão por homicídio, pelo assassinato de José Antônio Silva Oliveira com 63 facadas. O crime aconteceu no dia 26 de março do ano passado, em Cristino Castro, Sul do Piauí. Ruan tem duas audiências de julgamento pelo Tribunal do Júri marcadas para acontecer em 2024, em dois processos por tentativa de homicídio.

Superlotação em Bom Jesus 

A penitenciária é uma unidade penal de média segurança e mantém detentos do regime fechado. Segundo o Sindicado dos Policiais Civis e Servidores da Secretaria de Justiça (Sinpoljuspi), atualmente, o número de presos é maior que o dobro da sua capacidade: há 188 presos para 76 vagas.

As unidades de segurança média são destinadas a presos comuns, que ficam em celas coletivas. Diferente do que ocorre nas penitenciárias de segurança máxima, em que os presos são mantidos em celas individuais.

 

Fonte: G1 Piauí

Mais de Polícia