Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:48

Cenário aponta favoritismo de Warton Lacerda na disputa pela prefeitura de Altos (PI)

 

Dando continuidade as análises do cenário políticos nas cidades da região de Campo Maior, hoje o blog “Penso, logo escrevo” vai para a capital da manga, Altos (PI).

Foi-se o tempo que ter o maior grupo político ou a maior bancada de vereador na Câmara era sinônimo de vitória nas urnas para candidato a prefeito. Altos é um exemplo disso, basta ver o resultado da eleição de 2020 onde Maxwell Pires se tornou prefeito com um grupo imensamente inferior ao de seu adversário, Carlinhos Leal.

Pois a história tende a se repetir em 2024, mas com cenário invertido.

Atualmente Maxwell tem domínio sobre 10 dos 13 vereadores do parlamento altoense, no entanto Warton Lacerda (PT) tem sido um calo forte no pé do prefeito e desponta como favorito. Inclusive, na eleição para deputado estadual o petista já mostrou sua força obtendo o dobro da votação da deputada apoiada pelo prefeito em Altos.

Os motivos para este favoritismo são vários e aqui podemos citar o desgaste do prefeito diante do não cumprimento de promessas de campanha como, por exemplo, da criação do Bolsa Família Municipal, a suspeita de fraude na matricula de alunos na modalidade integral para receber mais recursos e a falta de compromisso com pessoas que estavam com ele desde o início ajudando a construir sua campanha e foram abandonadas no meio do caminho vindo a romper com o gestor.

Alem disso, podemos citar o alinhamento entre Warton, Rafael Fonteles e Lula que tem gerado muitas ações para a terra da manga, enquanto Maxwell é Bolsonarista declarado. E por fim, o poder de articulação de Warton na busca de apoios que realmente tenham força para influenciar na sua vitória como foi o caso do empresário Neto Delmiro.

Levando em consideração números, só para se ter uma ideia, na eleição de 2020 Maxwell obteve 10542 votos, Carlinhos Leal conseguiu 9847 e Neto Delmiro ficou em terceiro com 5009 votos. A diferença de Maxwell para Carlinhos foi de apenas 695 votos. Em 2022, Warton obteve mais de 8 mil votos, mantendo praticamente a votação de Carlinhos Leal. Pegando por base esse prognóstico, com a junção a Neto Delmiro, Warton pode passar dos 13 mil votos.

APOSTA

Diante dessa minha análise do cenário, creio que haverá mudança de prefeito em Altos.

Em 2022, o “irmãozinho” apostou comigo um frango assado e uma Coca-cola de que Silvio, Joel e Bolsonaro venceriam a eleição e eu apostei em W. Dias, Rafael e Lula. Só não vou apostar novamente porque ele nunca pagou a de 2022.

Então é aguardar para ver!

Mais de Wesley Paz