Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:02

Governo do estado irá monitar cachoeira de Campo Maior e de mais 15 cidades do Piauí

 

No mês do março a Defesa Civil iniciará a campanha "Banho Seguro” de conscientização nas barragens e cachoeiras de todo estado do Piauí. A campanha tem o intuito de conscientizar banhistas sobre os riscos de afogamentos, bem como informar sobre medidas de prevenção para evitar essas ocorrências. 

Ela é realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, o Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança e Polícia Militar.

A iniciativa busca reforçar junto à população os cuidados e a atenção redobrada diante do aumento do volume das chuvas nesse período em que muitos turistas optam por se destinar a locais que incluem como lazer o banho em rios, lagoas, balneários, cachoeiras e açudes.

Para o gestor da pasta do Turismo, José Neto Monteiro, esse é um trabalho importante de integração entre as equipes, e que irá se estender por todo o ano.

“Nesse período, o fluxo de turistas aumenta nesses locais que, além de bonitos, são atrativos para a diversão. Porém, é preciso ter muita cautela com os riscos, por isso a importância de mantermos a campanha com ações de conscientização. Fomos procurados pela equipe da Defesa Civil e prontamente abraçamos a iniciativa, que é necessária não somente em períodos específicos, como em todo o ano. O nosso objetivo é fazer com que os turistas curtam, apreciem nossas belezas, mas com segurança”, frisa Monteiro.

A campanha não se limita à sensibilização do público-alvo, mas também engloba ações práticas, como sinalizações e capacitação.

“A sinalização é necessária para orientar o banhista sobre características de profundidade, características de vazão, correnteza e risco. A intervenção educativa significa o contato direto dos órgãos públicos promotores da campanha com os usuários da área de banho, mas também com aqueles que querem renda com o espaço. A capacitação preventiva será o trabalho formativo junto a determinados segmentos diretamente envolvidos com a exploração econômica das áreas de banhos”, explica o gestor. 

Ainda segundo ele, as equipes seguirão um cronograma, “mais de 20 cachoeiras serão visitadas pelas equipes envolvidas. Faremos a abordagem corpo a corpo, a entrega de prospectos e panfletos de orientação. Também precisamos contar com o apoio daqueles que têm a expertise, o conhecimento sobre as peculiaridades das áreas de banho”, finaliza Werton Costa.

- Veja quais são as cidades e as suas cachoeiras 

CAMPO MAIOR 

Cachoeira da Pedra Negra

​​PEDRO II 

Cachoeira do Urubu-Rei 

Cachoeira do Salto Liso 

CASTELO 

Cachoeira do Covão 

Cachoeira das Arraias 

BURITI DOS MONTES 

Cachoeira da Lembrada 

Cachoeira do Roça Velha

CAPITÃO DE CAMPOS  

Cachoeira da Saquarema

ALTO LONGÁ  

Cachoeira das Corujas

Cachoeira da Campeira

COCAL

Cachoeira do Engenho Velho 

ESPERANTINA

Cachoeira do Urubu 

BATALHA

Cachoeira do Xixá

PARQUE NACIONAL DAS SETES CIDADES

Cachoeira do Riachão 

BRASILEIRA

Cachoeira do Bota Fora 

UNIÃO

Cachoeira da Formosa 

 JUAZEIRO

Cachoeira do Tingidor 

 CARAÚBAS

Cachoeira do Rosário  

 PAU D'ARCO DO PIAUÍ 

Cachoeira da Lagoa Grande 

SÃO FÉLIX DO PIAUÍ 

Cachoeira de Santo Antônio 

VALENÇA

Cachoeira da Fazenda Velha  

VÁRZEA GRANDE

Cachoeira do Poço Feio 

Mais de Campo Maior