Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:20

Pessoas pescam peixes em avenida alagada após fortes chuvas em Teresina (PI)

 Foto: Reprodução

Um vídeo mostra um pescador com um balde cheio de peixes nesta quarta-feira (21), todos pescados num córrego que cobriu a Avenida Joaquim Nelson, no trecho que passa pelo bairro Livramento, na Zona Sudeste de Teresina, capital do Piauí.

O pescador traz na mão uma rede de pesca. Os vídeos mostram que o trecho ficou alagado, e uma correnteza se formou atravessando a avenida e descendo por uma grota. A situação reúne várias pessoas, que tentam também pegar peixes. Os peixes são da espécie Hoplias malabaricus, conhecida popularmente como traíra, peixes carnívoros de água doce.

Segundo o professor e geógrafo Rafael J. Marques, os peixes vêm do Riacho Itararé, um dos principais e maior bacia urbana de Teresina. O riacho nasce na zona rural da capital e deságua no rio Poti.

Foto: Reginaldo Castro/ Arquivo pessoal

"O riacho Itararé corre praticamente o ano todo, só que de forma bem superficial e não visível, quase intermitentemente. No entanto, sempre que ele receber carga hídrica, de chuvas, ele transborda", explicou.

Ainda segundo Rafael, os peixes podem ser tanto de lagoas da região como de algum criatório particular, em algum sítio, e que transbordou.

O professor Rafael acrescentou também, peixes pescados no perímetro urbano não podem ser consumidos. "Como há, infelizmente, o lançamento de águas residuais, esgoto não tratado, não são recomendados para consumo", explicou.

Foto: Daniel Ayres/ TV Clube

 

 

Fonte: G1 Piauí

Mais de Piauí