Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:51

Bebidas alcoólicas e altas temperaturas podem facilitar desidratação nas festas de Carnaval

 

As altas temperaturas previstas para o Carnaval, aliadas do consumo de bebidas alcoólicas, têm o poder de aumentar os casos de desidratação durante os festejos. O combo também diminui a atividade do sistema nervoso central (SNC), deixando o folião mais cansado e desatento, com possíveis casos de amnésia ou “apagões”.

A recomendação, portanto, é a ingestão frequente de água e o uso consciente de bebidas alcoólicas. “A garrafinha [de água] deve estar sempre cheia e na mão”, diz a psiquiatra do Hospital do Servidor Público de São Paulo, Dra. Maria Júlia Francischetto.

Outras causas de desidratação podem estar associadas ao uso de drogas estimulantes como êxtase ou o “MD”, uma vez que as substâncias aumentam a temperatura do corpo. Esse efeito das drogas associado ao calorão esperado para os dias de festa facilita a perda de líquidos corporais, oferecendo riscos à saúde do folião.

Neste caso, a psiquiatra alerta que consumir bebidas alcoólicas com outras drogas é extremamente perigoso e pode causar diversos problemas à saúde. A dica é evitar o uso simultâneo de substâncias, já que a mistura aumenta os riscos de perda de controle dos impulsos, overdose e complicações cardíacas.

Fonte: SBTNEWS

Mais de Saúde