Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:57

Controle de peso a melhora do humor; conheça os 7 benefícios do grão-de-bico

 Getty Images

O grão-de-bico é uma das opções mais completas para quem busca adotar uma alimentação saudável. Afinal, ele é considerado um superalimento, por conta dos seus muitos benefícios à saúde.

Além de ser nutritiva e possuir um sabor suave, a leguminosa é uma ótima opção para quem deseja ganhar massa muscular e também para quem segue uma alimentação vegetariana.

Isso porque o alimento é rico em proteínas, fibras, vitaminas A e E, potássio, triptofano, ferro, cálcio, fósforo, magnésio e, além disso, zinco. “É por causa de todos esses nutrientes que essa leguminosa é muito indicada nas dietas”, destaca a coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista (Uninassau), Fabiana Freire.

A nutricionista aponta os principais benefícios da leguminosa:

- Combate a prisão de ventre;

- Ajuda a equilibrar o colesterol;

- Fortalece o sistema imunológico;

- Promove o ganho de massa muscular;

- Melhora o humor;

- Mantém o bom funcionamento do intestino;

- Fortalece a saúde dos ossos.

“Além disso, o grão-de-bico também ajuda a equilibrar a glicose no sangue, por ter ferro e folato, prevenindo a anemia. Ele também tem triptofano, que é um aminoácido que ajuda muito na sensação de bem-estar e felicidade”, acrescenta Fabiana.

De acordo com a profissional, quem consome regularmente essa leguminosa tem uma melhora na saúde, menos chances de desenvolver câncer e maior controle sobre o peso. 

“O grão-de-bico é um alimento bem completo e importante. O ideal é consumir uma porção em uma das principais refeições do dia, pelo menos, umas três vezes por semana. Para aquelas pessoas que fazem muito exercício físico ou são atletas, também é bom, porque oferece energia”, recomenda a especialista.

 

Fonte: Saúde em Dia

Mais de Saúde