Facebook
  RSS
  Whatsapp

  09:36

Pequi sem espinhos desenvolvido pela Embrapa faz sucesso no país

 Foto: Reprodução/Embrapa

Amado ou odiado, o pequi faz parte da culinária brasileira. O nome da fruta é de origem indígena, proveniente da língua Tupi Guarani, que significa “pele espinhenta”, pois debaixo da sua polpa há uma camada de espinhos muito finos. Aqueles que apreciam a fruta em breve poderão encontrá-la nos supermercados sem a preocupação com os espinhos.

Já fazendo sucesso no Brasil, o Pequi sem espinhos, desenvolvido pela Embrapa Cerrados e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária, já é consumido em algumas regiões. Um dos exemplos é o Mercado de Goiânia, que já possui as três variedades.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), foram 25 anos de pesquisa e de trabalho em parceria, conduzidos pelas duas instituições, com a participação também de produtores para desenvolver as variedades do fruto, nativo do Cerrado.

“Chegamos a esse resultado com muito trabalho, esforço, ciência e tecnologia”, afirma o pesquisador Ailton Pereira, da Embrapa Cerrados.

O pesquisador ainda afirmou que o objetivo é favorecer a fecundação cruzada e o aumento da produção de frutos. Além de evitar acidentes ao consumir e manusear o produto. “Trata-se também de uma medida preventiva contra futuras doenças ou pragas. É uma estratégia que deve ser adotada para minimizar o risco fitossanitário”, alerta.

Benefícios do pequi

O fruto pode ser encontrado nas regiões do Centro Oeste, nos estados de Rondônia, Minas Gerais, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Bahia e Ceará. Um dos principais benefícios do pequi é que ele possui um alto teor de vitaminas A, C e antioxidantes, que contribuem diretamente para o sistema de defesa do corpo. 

O pequi também se destaca por ser rico em fibras alimentares - nutrientes que garantem mais saciedade, contribuem para o funcionamento do aparato gastrintestinal e auxiliam no controle do índice glicêmico. Vale destacar que as fibras também são importantes para o controle do colesterol e ajudam, em conjunto com outros nutrientes, a fortalecer a imunidade do corpo.

Com informações do Meio Norte

Mais de Brasil