Facebook
  RSS
  Whatsapp

  14:47

Repor sono no fim de semana pode diminuir risco de infarto, diz estudo

 

Além de ajudar a recuperar as energias, o descanso extra no fim de semana pode diminuir os riscos de ter um infarto. Uma pesquisa de médicos da Universidade de Nanjing, na China, revelou que duas horas a mais de sono nos dias de folga reduzem o risco de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC) em 63%.

O estudo foi publicado na edição de dezembro do Journal of Sleep Research. O objetivo era avaliar se dormir mais algumas horas aos fins de semana poderia trazer benefícios para a saúde humana, considerando a fisiologia do corpo e não apenas os impactos no humor e no desempenho cognitivo.

Como foi feita a pesquisa?

O estudo dos cientistas chineses entrevistou 3,4 mil pessoas, a maioria delas trabalhava no período noturno. Elas foram convidadas a falar sobre seus hábitos de sono e os impactos que eles acreditavam que isso tinha na saúde deles.

A investigação indicou que aqueles que eram privados de sono durante a semana, dormindo aproximadamente 5h diárias, mas que conseguiam dormir ao menos duas horas extras no fim de semana, tinham menos infartos e AVCs do que aqueles que seguiam se privando de sono.

Os benefícios foram observados aumentando as horas de sono noturno ou tirando sonecas ao longo do dia.

Saúde do coração

Os pesquisadores de Nanjing disseram que a recuperação do sono no fim de semana também foi associada a um baixo risco de angina (sensação de dor no peito provocada por entupimento de artérias). “A pesquisa mostrou que o sono não serve apenas para descanso fisiológico, mas também tem efeitos profundos na saúde cardiovascular”, eles acrescentaram.

O lado ruim é que não se sabe se os benefícios são os mesmos para quem tem uma rotina regular e sem privação de sono durante a semana. Por outro lado, uma pesquisa anterior deste ano de nutricionistas ingleses indicou que dormir por duas horas a mais no fim de semana pode prejudicar a saúde intestinal.

Fonte: Metrópoles

Mais de Saúde