Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:48

Amigo de Lula no Piauí, Luís Edwirgens morre aos 94 anos em Campo Maior

 

Faleceu na manhã desta segunda-feira (04), o líder sindical e um dos co-fundadores do Partido do PT, Luís Osório Lopes, mais conhecido como Luís Edwirgens, de 94 anos, no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM).

Ele que já apresentava saúde frágil, estava internado há quase 10 dias, aonde passava pelo tratamento contra uma pneumonia.

Luís havia completado 94 anos recentemente, no dia 16 de novembro deste mesmo ano, e residia atualmente na Localidade Matinhos, em Nossa Senhora de Nazaré.

O ex-governador e atual Ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias, lamentou a perda do petista, ressaltando que ele era um grande amigo e fará muita falta.

Edwirgens é também um dos fundadores do Partido do Trabalhadores em Campo Maior, Piauí.

Um pouco da história 

Em março de 1962, Luís Edwirgens junto de um grupo de camponeses campomaiorenses insatisfeitos com as péssimas condições de vidas, fundou as Ligas Camponesas. 

Sendo considerado um golpe militar, feito por Luís e por entendido que era um perigo ao governo por defender ideias e levantar bandeiras em prol dos trabalhadores, na época foi perseguido e torturado pela Ditadura. 

Além de ser fundador do Contag, no Rio de Janeiro e da CUT Nacional, em São Paulo. No PT foi dirigente e militante, além de candidato aos cargos de Prefeito, Deputado Federal e Vereador de Campo Maior.

Luís ficou reconhecido na história como um ícone na luta pelas garantias dos direitos dos trabalhadores rurais.

Atual presidente Lula e Luís Edwigens

 

 

 

Mais de Campo Maior