Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:40

Saiba como diminuir o colesterol ruim (LDL) por meio da ingestão de sucos; confira as receitas

 Foto: iStock

Se você tem procurado uma maneira natural e saborosa de cuidar da sua saúde e diminuir o colesterol, confira abaixo três opções de sucos naturais que podem te ajudar e aprenda as receitas.

O colesterol é uma substância cerosa e semelhante a gordura que o seu corpo necessita para funcionar corretamente. Ele é essencial para a formação de membranas celulares, vitamina D, alguns hormônios e substâncias que auxiliam na digestão.

Confira os tipos de sucos que ajudam a diminui-lo:

Suco de laranja com cenoura

 A laranja é rica em vitamina C, que possui propriedades antioxidantes, e em fibras solúveis, capazes de auxiliar na redução do colesterol.

A cenoura, por sua vez, é uma excelente fonte de betacaroteno e fibras dietéticas que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Juntos, esses ingredientes formam um poderoso suco para diminuir o colesterol.

Suco de beterraba com macã

A beterraba contém uma grande quantidade de fibra solúvel, que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol LDL, conhecido como "colesterol ruim".

Além disso, a maçã é rica em pectina, uma fibra que contribui para a redução do colesterol. O suco de beterraba com maçã é não só delicioso, mas também um aliado no combate ao colesterol alto.

Suco de abacaxi com couve

O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que ajuda na digestão e tem a capacidade de dissolver coágulos sanguíneos, reduzindo assim o risco de doenças cardíacas.

A couve é um superalimento repleto de nutrientes e fibras que podem ajudar a baixar o colesterol.

Juntos, esses ingredientes fazem um suco saboroso e saudável que ajuda a controlar os níveis de colesterol.

Receita passo a passo de como fazer os sucos

  1. Para preparar o suco de laranja com cenoura, você precisará de duas laranjas grandes e duas cenouras médias. Primeiro, esprema as laranjas e reserve o suco.
  2. Em seguida, limpe e corte as cenouras em pedaços pequenos. Coloque as cenouras no liquidificador, adicione o suco de laranja e bata até obter uma mistura homogênea
  3. O suco de beterraba com maçã requer uma beterraba média e duas maçãs. Comece limpando e cortando a beterraba e as maçãs em pedaços pequenos. Coloque-os no liquidificador e bata até obter um suco liso.
  4. Para o suco de abacaxi com couve, você vai precisar de metade de um abacaxi grande e duas folhas de couve. Corte o abacaxi em pedaços pequenos e coloque-os no liquidificador junto com as folhas de couve. Bata até obter um suco verde vibrante.

Dicas de como obter melhores resultados 

Para garantir que o seu suco seja não só saboroso, mas também eficaz na redução do colesterol, há algumas dicas que você pode seguir.

- Sempre use ingredientes frescos e de boa qualidade.

- Beba o suco imediatamente após o preparo para aproveitar todos os seus nutrientes.

- Evite adicionar açúcar ou adoçantes artificiais ao suco, pois eles podem aumentar o seu nível de açúcar no sangue e contribuir para o aumento do colesterol.

Momentos ideais para consumir o suco

O momento ideal para consumir o suco que diminui o colesterol é pela manhã, em jejum. Isso permite que o corpo absorva todos os nutrientes do suco de forma mais eficiente.

No entanto, você também pode consumir o suco em outros momentos do dia, como no lanche da tarde, por exemplo.

Quantidades recomendadas ao dia 

A quantidade recomendada de suco por dia varia de acordo com a pessoa. No entanto, um bom ponto de partida seria consumir um copo de 300ml a 500ml de suco por dia.

Lembre-se de que o suco deve ser parte de uma dieta equilibrada esaudável, portanto, não exagere no consumo e inclua outras fontes de nutrientes em sua alimentação.

Combinação com outros alimentos 

Além de consumir o suco que diminui o colesterol, é importante combinar com outros alimentos saudáveis para potencializar os benefícios.

Você pode adicionar frutas frescas, como morangos ou mirtilos, ao seu suco, ou acompanhar com um iogurte natural e castanhas como lanche.

Também é importante incluir uma variedade de legumes, grãos integrais e proteínas magras em suas refeições diárias para manter uma dieta equilibrada e promover a saúde cardiovascular.

Por que é importante controlá-lo?

No entanto, se tivermos muito colesterol no sangue, ele pode se acumular nas paredes das artérias, causando o seu estreitamento ou obstrução - uma condição conhecida como aterosclerose.

Isso aumenta o risco de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC), por isso é extremamente importante manter os níveis de colesterol equilibrados.

Benefícios de diminuir o colesterol 

Diminuir o colesterol pode trazer muitos benefícios para a sua vida. Além de reduzir os riscos de desenvolver doenças cardíacas e AVC, controlar o colesterol também pode ajudar a melhorar a sua circulação sanguínea, diminuir a pressão arterial e promover um estilo de vida mais saudável.

É importante lembrar que manter uma dieta equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente são essenciais para o controle do colesterol.

Fonte: UOL

Mais de Saúde